TREINAMENTO PARA OBMEP E SEUS IMPACTOS EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Autores/as

  • Daniel Brandão Menezes Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Bruno da Costa Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Karoline de Sousa Bezerra Universidade Federal do Ceará

Resumen

Este trabalho buscou descrever um treinamento voltado para Olimpíadas de Matemática e sua influência acadêmica discente na aprendizagem do conteúdo estudado. O objetivo foi a criação de um projeto desenvolvido no ano de 2017, em uma escola pública do interior do Ceará, consistindo em capacitar os envolvidos para a competição com o uso da metodologia de resolução de problemas e analisar os impactos na instituição. Aplicou-se uma revisão de literatura e a pesquisa se caracterizou como participante. Observou-se o planejamento das aulas, os resultados obtidos e o desempenho dos alunos no seu cotidiano. Concluiu-se que muitos alunos não tinham experiência na OBMEP nem com a metodologia, mas sabiam sua importância e estavam motivados a mudar a história da escola com premiações e constatado que o aprendizado discente está ligado às aplicações em sala. Apresentou-se metodologia de ensino Sequência Fedathi que vem sendo aplicada às aulas de ciências exatas.

Biografía del autor/a

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutorado, Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Citas

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Brandão Menezes, D., da Costa Oliveira, B. ., & de Sousa Bezerra, K. (2021). TREINAMENTO PARA OBMEP E SEUS IMPACTOS EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 40–56. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3536

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra