EFEITO DE ÁGUA RESIDUÁRIA TRATADA NAS FRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM PLANOSSOLO NÁTRICO

Autores/as

  • Flávio Rangel dos Santos Almeida Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Bruno de Oliveira Dias Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Jhony Vendruscolo Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Emanoel Lima Martins Instituto Nacional do Semiárido-INSA
  • Salomão de Sousa Medeiros Instituto Nacional do Semiárido-INSA
  • Luciana dos Santos Almeida Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Resumen

Objetivou-se avaliar o efeito da aplicação da água residuária tratada nas frações de carbono e nitrogênio em Planossolo Nátrico, no Semiárido. O experimento foi implantado em área degradada, cultivada com Freijó e Ipê roxo. A aplicação foi iniciada 120 dias após a implantação do experimento, na vazão de 14 L planta-1 semana-1. Para avaliação coletou-se amostras de solo antes e após a aplicação (camadas de 0-15 e 15-30 cm), e analisou-se os teores de carbono orgânico total (COT), carbono solúvel em água, carbono associado ao ácido fúlvico (C-AF), carbono associado ao ácido húmico (C-AH), carbono associado à humina (C-HU), nitrogênio total (NT), nitrato, amônio e extrato alcalino (EA), e estimou-se as relações C/N, C-AF/C-AH, EA/C-HU, C-AF/COT, C-AH/COT, C-HU/CT e EA/COT. Os dados foram submetidos à análise de variância com o teste F (p < 0,05). A água residuária tratada elevou o teor de carbono orgânico humificado e reduziu o teor de nitrato do solo. Não houve diferença entre as camadas.

Biografía del autor/a

Bruno de Oliveira Dias , Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2003), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2005), doutorado sanduíche (PDEE/CAPES) em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras e pelo Centro de Edafologia y Biologia Aplicada del Segura, na Espanha (2009) e pós-doutorado na Universidade Federal da Paraíba (2012). Atuou como Professor na Universidade Federal do Piauí, Campus Cinobelina Elvas (2013). Desde de Dez/2013, é docente da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias sendo responsável pelas disciplinas de Elementos de Solos, Reúso da Água na Agricultura e Matéria Orgânica do Solo (Graduação em Zootecnia e Agronomia). No Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo/UFPB é responsável pela disciplina Matéria Orgânica do Solo. Atualmente é Coordenador do Curso de Agronomia/CCA. Orienta alunos nos níveis de monitoria, estágio supervisionado, iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Agronomia - Ciência do Solo, com ênfase no manejo da matéria orgânica em solos tropicais e adubação orgânica, desenvolvendo projetos associados às seguintes áreas de pesquisa: dinâmica da matéria orgânica nos solos tropicais; uso de substâncias húmicas na agricultura; técnicas avançadas de caracterização da matéria orgânica; caracterização e uso agronômico de resíduos orgânicos; compostagem e sequestro e emissão de carbono em agroecossistemas.

Jhony Vendruscolo, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Rondônia (2007), mestre em Manejo de Solo e Água pela Universidade Federal da Paraíba (2012), e doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atua principalmente nas áreas: manejo de bacias hidrográficas, análise espacial e temporal da cobertura do solo, indicadores de qualidade do solo e da água, avaliação de áreas desertificadas, recuperação de áreas degradadas, planejamento ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Emanoel Lima Martins, Instituto Nacional do Semiárido-INSA

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Mestre em Manejo de Solo e Água (2012) e Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba (2017).

Salomão de Sousa Medeiros, Instituto Nacional do Semiárido-INSA

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Irrigação e Drenagem (2002) e doutorado em Recursos Hídricos e Ambientais (2005) ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2009 concluiu um MBA em Gestão Pública: Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia. Entre 2005 a 2007 desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Campina Grande como bolsista PRODOC/CAPES. Também atuou como técnico em desenvolvimento regional na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (2007 a 2009), na Unidade de apoio Hidroagrícola, da 2ª Superintendência Regional, onde ocupou a chefia geral. Foi Presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva entre 2012 a 2014. Desde de 2009 é pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido, na área de recursos hídricos, ocupando entre 2011 a 2019 os cargos de Assessor Técnico, Diretor Substituto e Diretor Geral. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos; irrigação; fertilidade; relação solo, água, planta e atmosfera; qualidade de água; reuso e aproveitamento de água de chuva para fins urbanos.

Luciana dos Santos Almeida , Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Possui graduação em Agroecologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2012). Mestrado em Ciências Agrárias - Agroecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Tem experiência na área de Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura familiar de base agroecológica, Fitotecnia e Entomologia. Atuou entre os anos de 2015 e 2016 como membro do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica/NERA da Universidade Estadual da Paraíba, Campus II - Lagoa Seca/PB,atuando mais ativamente nas Comissões de Sementes Crioulas e Cultivos Agroecológicos. Atuou como Professora Bolsista do PRONATEC, desempenhando suas funções no curso de Formação Inicial e Continuada no Instituto Federal de Educação da Paraíba, Campus de Picuí, onde ministrou a disciplina Adubação Orgânica, Nutrição e Proteção de Plantas na Agricultura Orgânica, no Curso Agricultor Orgânico (2016).

Publicado

2024-04-25

Cómo citar

dos Santos Almeida, F. R., de Oliveira Dias , B. ., Vendruscolo, J. ., Lima Martins, E. ., de Sousa Medeiros, S., & dos Santos Almeida , L. . (2024). EFEITO DE ÁGUA RESIDUÁRIA TRATADA NAS FRAÇÕES DE CARBONO E NITROGÊNIO EM PLANOSSOLO NÁTRICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(2), 40–50. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3502

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Agrárias

Artículos más leídos del mismo autor/a