Educação (Ambiental), Saúde e Metodologias ativas

integrações e diálogos

Autores/as

  • Luiz Ricardo Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Jailton de Jesus COSTA Universidade Federal de Sergipe
  • Rosemeri MELO E SOUZA Universidade Federal de Sergipe

Palabras clave:

Educação Ambiental, Educação em Saúde, Metodologia da Problematização

Resumen

As metodologias ativas inserem o educando na construção da aprendizagem, superando a tradicional forma de transmissão de conteúdo. Dentre tais metodologias, a Problematização com o arco de Maguerez utiliza a realidade concreta para o enfrentamento de problemáticas locais. O presente estudo tem por objetivo discutir a utilização de metodologias ativas em diferentes contextos de ensino. Para tanto, foram realizados levantamentos documentais e bibliográficos e descrita a experiência dos autores no contexto da Educação Ambiental e a vivência no Campus de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe. Conclui-se que tais metodologias possibilitam novas abordagens para a Educação Básica, superando as tendências tradicionais.

Biografía del autor/a

Luiz Ricardo Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Jailton de Jesus COSTA, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Geografia. Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Rosemeri MELO E SOUZA, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Citas

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Publicado

2020-06-04

Cómo citar

Santos, L. R. O., COSTA, J. de J., & MELO E SOUZA, R. (2020). Educação (Ambiental), Saúde e Metodologias ativas: integrações e diálogos. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 404–420. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3213

Número

Sección

Ciências Humanas