ANÁLISE DO PROJETO DE EXTENSÃO BIOCINEMA E DISCUSSÃO
Resumen
O projeto de extensão “Biocinema e Discussão” ocorreu na Universidade Estadual de Goiás unidade universitária de Palmeiras de Goiás, e teve como principal objetivo levar aos alunos, professores e a comunidade, o conhecimento científico através do cinema, utilizando materiais de baixo custo como DVDs e documentários disponíveis na internet para serem empregados em salas de aula. Além disso, foi feita uma análise do perfil do público por meio de questionário sobre preferência do tipo de filme. Também foi verificado e o aproveitamento desta metodologia como forma didática. Foram utilizados recursos audiovisuais para as devidas apresentações de filmes e documentários, realizadas no auditório da universidade que contêm uma estrutura que suporta 150 pessoas ou salas de aula para 45 pessoas. Discussões foram levantadas após a apresentação dos filmes com a participação de professores convidados e uma dinâmica com perguntas foi utilizada. Questionários foram distribuídos ao público e apresentaram os seguintes resultados: Dos presentes 65% eram mulheres, destas 17% casadas, 46% solteiras, 35% eram homens, destes 6% casados e 29% solteiros. Dos filmes sugeridos pelo público tivemos: 2012, Anjos da Noite, Anjos e Demônios, Efeito Borboleta, O óleo de Lorenzo, Residentenvil5, Terráqueos, Splice: A nova Espécie. Foi avaliada também a qualidade da imagem e do som. Sugestões para próximas apresentações foram colhidas.
Citas
Sampaio, M.I. Licenciatura em Biologia: Biologia Geral. 2002.
Louredo, P. (2015). História da biologia.
Pedrancini, V. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio ea apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de …, v. 6, n. 2, p. 299–309, 2007.
Lima, J.S. De UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA ESTADUAL. p. 2–4, 2010.
Morán, J.M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação - São Paulo, v. 2, p. 27–35, 1995.
Infoescola (2015). História do Cinema. 1–5.
Carvalho, E.J.G. de Cinema , História e Educação. Revista Teoria e Pratica da Educaçao, v. 3, n. 5, p. 121 – 131, 1998.
Machado, C.A. FILMES DE FICÇÃO CIENTIFICA COMO MEDIADORES DE CONCEITOS RELATIVOS AO MEIO AMBIENTE. Ciencia & Educação, v. 14, n. 2, p. 283–294, 2008.
Resende, C.H.S. (2010). O USO DE FILMES COMO MATERIAL PEDAGÓGICO : Avatar , no estudo da natureza , da ciência e tecnologia O USO DE FILMES COMO MATERIAL PEDAGÓGICO : Avatar , no estudo da natureza , da ciência e tecnologia.
Passou, A.S., Melo, W. V, et al. Fatores que influenciam na utilização de filmes como recurso didático pelos docentes de ciências. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E M CIENCIA. 2011,
Borges, R.M.R.; Lima, V.M. do R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 1, p. 165–175, 2007.