AS CONTRIBUIÇÕES DA TUTORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA UNILAB
Palabras clave:
Experiências, formação, socialização, Programa Pulsar.Resumen
O presente artigo caracteriza-se como um relato de experiência vivenciado no Programa Pulsar, vinculado a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Este relato apresenta uma vivência ocorrida entre o período de 2018 e 2019. O Pulsar tem como objetivo principal contribuir para o acompanhamento e orientação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação da Instituição, na forma de ações de tutoria, orientando o estudante para uma transição tranquila da Educação Básica para a Superior, e promovendo ações que auxiliem o fortalecimento do desempenho acadêmico dos mesmos, como, por exemplo, atividades de tutoria em disciplinas acadêmicas, oficinas, palestras. O Programa também estimula a experiência formativa em sala de aula, contribuindo assim para o processo de formação docente dos seus acadêmicos bolsistas. Nesse sentido há uma troca de conhecimento e de aprendizado. Por abordar vivências e experiências, este estudo é do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Descritivo, pois se propõem a descrever e analisar características de um processo de ensino-aprendizagem, e qualitativo, uma vez possibilita aos pesquisadores um papel de interpretador da realidade, para que, assim, possam realizar a análise de um conteúdo ou caso. Os resultados expõem que a tutoria do Pulsar para os alunos do curso de Administração Pública deve ser mantida, tendo em vista ser uma prática que incentiva e motiva a permanência qualificada dos discentes no curso, a partir da troca de experiências e conhecimentos entre tutor (a) e tutorados (as). Além de contribuir para a formação profissional na área da docência para os bolsistas do programa.
Citas
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[3] MERRIAM, S. B. Qualitative Research and Case Study Application in Education: Revised and Expanded from Case Study Research in Education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.
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