A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TIC:
DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DA DÉCADA DE 90 À ATUALIDADE
Palabras clave:
Reformas Educacionais. Tecnologias na Educação. Formação Continuada.Resumen
O presente artigo faz parte de um estudo mais amplo de uma pesquisa realizada sobre as políticas educacionais estabelecidas, no âmbito do Ministério da Educação – MEC, referente a formação continuada para professores no que dizem respeito às TIC e sua repercussão nas práticas pedagógicas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas da rede estadual do município de Rio Branco – Acre. Tem como objetivo analisar por meio de uma revisão bibliográfica, como as formações continuadas em TIC, prescritas a partir das reformas educacionais dos anos 90 do século passado e referendadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, regulamentadas pela Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 – CNE, foram e são operacionalizadas nas escolas públicas da Educação Básica. Conclui-se que, diante da prescrição curricular na legislação educacional brasileira e da celeridade com que ocorrem mudanças no campo tecnológico, a formação continuada em TIC para professores, ainda se constitui em uma das necessidades no processo de formação continuada dos professores na educação básica, ao mesmo tempo em que se reconhece a necessidade de se dar continuidade aos estudos sobre a temática.