MODELOS MENTAIS DE CONCEITOS DE MOVIMENTO POR ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Gilmar Torres Marques Moura Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre
  • Eloi Benicio de Melo Junior Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcelo Castanheira da Silva

Palabras clave:

Modelos Mentais. Ensino de Física. Cinemática. Movimento.

Resumen

Neste trabalho foi investigado e discutido como os conceitos de movimento estavam presentes nos modelos mentais de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma instituição pública federal do município de Sena Madureira, Acre, Brasil. Os resultados dos modelos foram obtidos a partir de uma série de questionários e uma entrevista. Foi possível identificar a solidez do senso comum nos modelos dos alunos e como os mesmos puderam adquirir conceitos da Ciência Física, evoluindo cognitivamente e na percepção das técnicas e métodos científicos para se chegar a uma conclusão acerca de um problema. A técnica de construir modelos mentais com os alunos beneficia tanto o professor quanto o aluno, uma vez que até mesmo o docente possa carecer de um modelo mental e conceitos bem definidos de determinado conteúdo.

Publicado

2021-06-27

Cómo citar

Gilmar Torres Marques Moura, Eloi Benicio de Melo Junior, & Castanheira da Silva, M. (2021). MODELOS MENTAIS DE CONCEITOS DE MOVIMENTO POR ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 123–148. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2932

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra