PLANIFICAÇÕES DE SÓLIDOS: APLICAÇÃO COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO OESTE DO PARÁ
Palabras clave:
Ensino-aprendizagem, Educação matemática, Sólidos geométricos, Aulas diferenciadasResumen
O presente artigo descreve uma intervenção pedagógica de baixo custo que consistiu na implementação de uma atividade de planificação de sólidos geométricos, aplicada na sala de aula, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maestro Wilde Dias da Fonseca, localizada no munícipio Santarém/PA, região oeste do Pará. O objetivo do trabalho foi mostrar a importância do uso de aulas diferenciadas na disciplina de Matemática, como suporte ao professor e visando consolidar uma proposta alternativa para contribuir no processo de ensino-aprendizagem da turma. A metodologia adotada foi o Estudo de Caso, com Pesquisa-Ação, sendo a realidade-objeto da atividade desenvolvida a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem na turma em questão. Adicionalmente, este trabalho descreveu brevemente uma abordagem teórica sobre metodologias diferenciadas e estudo de sólidos. Na aplicação desta atividade foi observado que os alunos compreenderam com mais facilidade e interagiram com o assunto trabalhado, revelando assim um aspecto bastante positivo da proposta. Ademais, percebeu-se que o uso da proposta tornou o processo de ensino-aprendizagem da matemática mais agradável na sala de aula, de modo que as atividades foram descentralizadas. Assim, os alunos assumiram um papel mais central, enquanto que o professor tornou-se predominantemente o mediador do conhecimento.
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