CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTES EM PESQUISAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores/as

  • Daniel Santos Carvalho INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

Resumen

A Modelagem Matemática na Educação Matemática tem apresentado diferentes concepções em pesquisas no Brasil como “Ambiente de Aprendizagem”, “Alternativa Pedagógica”, “Perspectiva de Ensino”, “Estratégia de Ensino e Aprendizagem”, “Alternativa Metodológica”, entre outras. Observa-se que dependendo da concepção adotada pelo pesquisador e/ou professor, manifestam-se ações distintas para desenvolvê-la nas salas de aula. Este artigo tem o propósito de analisar as concepções de Modelagem Matemática evidenciadas nas Comunicações Científicas e nos Relatos de Experiências publicados na X Conferência Nacional de Modelagem Matemática, CNMEM, realizada em 2017. Em particular, procurou-se compreender quais concepções de Modelagem foram adotadas nas pesquisas desenvolvidas no Ensino Médio a fim de obter informações que contribuam para o trabalho que está sendo desenvolvido pelo primeiro autor em pesquisa de doutorado. A abordagem é predominantemente qualitativa, a partir da análise de documentos, na medida em que se tem o interesse de ler, estudar, classificar e referenciar os artigos publicados neste importante evento nacional. Como resultado, constatou-se que há predominância das concepções de “Alternativa Pedagógica” e “Ambiente de Aprendizagem” nos trabalhos publicados, e que a maioria dos trabalhos trouxe contribuições para o processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática em Nível Superior.

Biografía del autor/a

Daniel Santos Carvalho, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2002). É especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física pela Faculdade Integrada de Amparo.(2003). Possui Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT - UFT. (Palmas - 2013). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC, vinculado ao Pólo Acadêmico da Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz.

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Carvalho, D. S. (2019). CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTES EM PESQUISAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2447

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra