HÓQUEI SUBAQUÁTICO NO ACRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

Resumen

O presente estudo trata-se de um relato de experiência sobre a participação de uma acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física no Projeto de Extensão Mergulhando na Ufac. O projeto ocorreu no período de 01 de outubro a 28 de dezembro de 2017, com o intuito de dar continuidade ao processo de iniciação esportiva do Hóquei Subaquático no Estado do Acre. O objetivo do trabalho é relatar minha participação no Projeto de Extensão Mergulhando na Ufac, trazendo a importância deste para minha formação docente. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, em que a observação participante subsidia dados para discussão. A escrita decorre-se como relato de experiência. O Projeto de Extensão Mergulhando na Ufac foi um marco importante na história do desenvolvimento do Hóquei Subaquático no Brasil, através do projeto o esporte passou a ser implantado no Acre, levando o estado a se tornar referência nacional no esporte. Em linhas gerais, o Mergulhando na Ufac contribuiu significativamente para a iniciação esportiva do Hóquei Subaquático no Estado do Acre e também para minha formação acadêmica.

Biografía del autor/a

Vanda Silva de Souza

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre

Eliane Elicker, Universidade Federal do Acre

Centro de Ciencias da Saúde e Desporto

Curso de Educação Física 

Adriane Corrêa da Silva, Universidade Federal do Acre

Centro de Ciencias da Saúde e Desporto

Curso de Educação Física 

Citas

REFERÊNCIAS

. CISCO, D. Hawai'i Sports: History, Facts, and Statistics. University of Hawaii Press Books, 1999.

. FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ACTIVIDADES SUBAQUÁTICAS. O Que é o Hóquei Subaquático. Disponível em: < http://www.fpas.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=245> Acesso em: 14 de Mar.2018.

. CMAS. World Confederation of Underwater Activities, International Rules for Underwater Hockey: Rules of Play. Volume 2, 2011. Disponível em <http://www.uwh.ch/promo>. Acesso 23 mai. 2017.

. SOUZA, J.S.S; KNIJNIK, J.D. A mulher invisível: gênero e esporte em um dos maiores jornais diários do Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, n. 1, p. 35-48, 2007.

. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE. Pró-reitoria de Extensão. Projeto Mergulhando na Ufac. Edital Proex/Daex nº 04/2017, PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EVOLUNTÁRIOS. Disponível em: < www.ufac.br/site/editais-concursos/proex/edital-proex-daex-no- 04-2017-programa-acoes-regionais-de-extensao-universitaria-ufac-comunidade/editais-de-extensao-do-edital- proex-daex-no-04-2017/edital-proex-daex-no-04-2017-2013-projetos-de-extensao-201cmergulhando-na- ufac201d> Acesso em: 13 de Mar. 2018.

. GOELLNER, S.V. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 2, p. 143- 151, 2005.

. SILVA, R.S e. Profesp-4º BIS e PET-EF/UFAC: ações lúdico-recreativas para o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania de crianças em situação de vulnerabilidade social. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Acre, Rio Branco.

Publicado

2021-06-27

Cómo citar

de Souza, V. S., Elicker, E., & da Silva, A. C. (2021). HÓQUEI SUBAQUÁTICO NO ACRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 874–883. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2419

Número

Sección

Relatos de Experiência