PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS): USO COMUM DENTRO DA COMUNIDADE AUTISTA

Autores

  • Laurecina Aparecida Pinheiro Candido Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná
  • Susana Maria Mana de Araoz Centro Universitário Luterano de JI-Paraná

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um grupo de desordens do desenvolvimento cerebral, caracterizado por apresentar dificuldade na comunicação social, comportamentos atípicos e repetitivos. Embora seja um tema muito abordado na última década, ainda é um desafio para a saúde pública pela falta de tratamento específico que atenda todos os sintomas do TEA. O presente trabalho buscou informações com um grupo de pais de autistas acerca das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), em inglês Complementary Alternative Medicine (CAM), utilizadas por eles para tratar os sintomas do autismo, com o objetivo de avaliar a percepção deles a esse respeito. A realização da pesquisa se deu com  abordagem quantitativa no município de Ji-Paraná, RO. Foi constatado que o uso das PICS é comum, e que a grande maioria notou melhoras com o uso a longo prazo. As PICS mais utilizadas entre eles envolvem: dietas, suplementação de vitaminas, minerais, aminoácidos e terapias corporais. Neste contexto foi possível concluir que as PICS foram tidas como eficazes, conforme indicado por outros estudos e com base nos resultados desta pesquisa

Biografia do Autor

Laurecina Aparecida Pinheiro Candido, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná

Graduanda em Farmácia pelo Centro Universitário Luterano de JI-Paraná

Susana Maria Mana de Araoz, Centro Universitário Luterano de JI-Paraná

Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde. Doutora em Educação Especial.

Referências

VOLKMAR, FR; REICHOW, B. Autism in DSM-5: progress and challenges. Licensee BioMed Central Ltd. Molecular Autism v. 4, n. 1, 2013.

SCHIMIDT, C. Autism Spectrum Disorders: Where We Are And Where We Are Going. Psicologia em Estudo v. 22, n. 2, p. 221-230, 2017.

MECCA, TP; BRAVO, RB; VELLOSO, RL; SCHWARTZMAN, JS; BRUNONI, D; TEIXEIRA MCTV. Rastreamento de sinais e sintomas de transtornos do espectro do autismo em irmãos. Rev Psiquiatr Rio Gd Sul v.33, n. 2, p. 116-120, 2011.

OLIVEIRA, K; SERTIÉ, AL. Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genetico. Hospital Israelita Albert Einstein. v. 15, n. 2, p. 233-8, 2017.

LOFTHOUSE, N; HENDREN, R; HURT, E; ARNOLD, LE; BUTTER, E. A Review of Complementary and Alternative Treatments for Autism Spectrum Disorders. Autism Research and Treatment. ID870391:21, 2012.

BRONDINO, N; FUSAR-POLI, L; ROCCHETTI, M; PROVENZANI, U; BARALE, F; POLITI, P. Complementary and Alternative Therapies for Autism Spectrum Disorder. Hindawi Publishing Corporation. ID 258589:31. 2015

HOPF, KP; MADREN, EMD; SANTIANNI, KA. Use and Perceived Effectiveness of Complementary and Alternative Medicine to Treat and Manage the Symptoms of Autism in Children: A Survey of Parents in a Community Population. J Altern Complement Med v. 22, n.1,p. 25–32, 2016.

AKINS, RS; ANGUSTSIRI, K; HANSEN, RL. Complementary and Alternative Medicine in Autism: An Evidence-Based Approach to Negotiating Safe and Efficacious Interventions with Families. Neurotherapeutics v. 7, n. 3, p. 307-19, 2010.

HUANG, A; SESHADRI, K; MATHEWS, TA; OSTFELD, BM. Parental Perspectives on Use, Benefits, and Physician Knowledge of Complementary and Alternative Medicine in Children with Autistic Disorder and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. The jornal of alternative and complementary Medicine v. 19, n.9, p. 746–750, 2013.

VALICENTI-MCDERMOTT, M; BURROWS, B; BERNSTEIN, L; HOTTINGER, K; LAWSON, K; SEIJO, R; el al. Use of Complementary and Alternative Medicine in Children With Autism and Other Developmental Disabilities: Associations With Ethnicity, Child Comorbid Symptoms, and Parental Stress. Journal of Child Neurology v. 29, n. 3, p. 360-7, 2014.

TELESI, EJ; Práticas integrativas e complementares em saúde, uma nova eficácia para o SUS. Metrópole e saúde v. 30, n. 86, p. 99-112, 2016.

SUSAN, EL; SUSAN, LH. Complementary and Alternative Medicine Treatments for Children with Autism Spectrum Disorders”. Child and Adolescent Psychiatric Clinics of North America v. 17, n. 4, p.803-ix, 2008.

SINGER, A; RAVI, R. Complementary and Alternative Treatments for Autism Part 2: Identifying and Avoiding Non-Evidence-Based Treatments. AMA Journal of Ethics v. 17, n. 4, p. 375-380, 2015.

GANZ, ML; The Lifetime Distribution of the Incremental Societal Costs of Autism. Arch Pediatr V. 161, p. 343–349, 2007.

Ji-PARANÁ; Decreto n°.1669/GAB/PM/JP/2013, de 03 de julho de 2013. Projeto pedagógico/ educacional e terapeutico Dir/Floortime. Secretaria Municipal de Educação 2017.

KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev: Bras Psiquiatria v. 28, p. 3-11, 2006.

RIBEIRO, LC; CARDOSO, A. Abordagem Floortime no tratamento de crianças autistas: possibilidades de uso pelo terapeuta ocupacional. Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos v. 22, n.2, p. 399-408, 2014.

SILVA, JP; AGUIAR, OX. Equoterapia em crianças com necessidades especiais. Rev Cientifica eletrônica de Psicologia v. 11, n. 2, 2008.

. JERGER, KK, LUNDEGARD, L; PIEPMEIER, A; FAUROT, K; RUFFINO, A; JERGER, MA; BELGER, A. Neural Mechanisms of Qigong Sensory Training Massage for Children With Autism Spectrum Disorder: A Feasibility Study . Global Advances in Health and Medicine v. 7, p. 1-10 DOI: 10.1177/2164956118769006, 2018.

PERRIN, JM; COURY, DL; HYMAN, SL; COLE, G; REYNOLDS, AM; CLEMONS, T. Complementary and Alternative Medicine Use in a Large Pediatric Autism Sample. Rev Pediatrics v. 130, n. 2, p. 77-82, 2012.

WHITELEY, P; HARACOPOS, D; KNIVSBERG, AM; REICHELT, KL; PARLAR, S; JACOBSEN, J. The ScanBrit randomised, controlled, singleblind study of a gluten- and casein-free dietary intervention for children with autism spectrum disorders. Jornal Nutritional Neuroscience v. 13, p.87-100, 2013.

NOGUEIRA, BL. Probióticos para tratamento de doenças neurológicas; uma revisão. [Monografia] Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Biológicas; 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Candido, L. A. P., & Araoz, S. M. M. de. (2019). PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS): USO COMUM DENTRO DA COMUNIDADE AUTISTA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2269

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências da Saúde