COLORINDO A FLORESTA MONOCROMÁTICA: PRÁTICAS DE BOTÂNICA DE CAMPO NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Anaclesia Lopes Ramalho Universidade Federal do Acre
  • Maíra Santos Silva Universidade Federal do Acre
  • Alex Pereira de Oliveira Silva Universidade Federal do Acre/ PPG em Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais
  • Marcus Vinicius de Athaydes Liesenfeld Universidade Federal do Acre/ Campus Floresta/ Centro Multidisciplinar/ Laboratório de Ecoanatomia e Ecologia Vegetal http://orcid.org/0000-0003-3787-0141

Resumen

Práticas de campo auxiliam na construção de conhecimentos científicos, e de valores morais e éticos relacionados ao meio ambiente, pois proporcionam aulas mais dinâmicas  que conduzem a um aprendizado significativo atrelado a experiências práticas. O presente trabalho analisa práticas de campo em botânica, a partir do relato de experiências de disciplinas de graduação de dois cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os relatos discutem a eficiência e o desenvolvimento das aulas, bem como os ganhos cognitivos do ensino  de botânica. Foi perceptível que as práticas desenvolvidas despertaram o interesse dos alunos, assegurando que o processo de ensino-aprendizagem se estabeleça de maneira mais eficiente em comparação à quando permanece restrito em sala de aula. Tal metodologia pode ser uma chave para atribuir maior significado ao ensino de botânica, subjugando a resistência natural que alguns alunos têm ao tema.

Biografía del autor/a

Anaclesia Lopes Ramalho, Universidade Federal do Acre

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Craveiro Costa (2009). Atualmente é Atendente Educacional Especializado da Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre, e discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, PARFOR.

Maíra Santos Silva, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Acre (UFAC) - Campus Floresta (2017), atuando principalmente na área de Zoologia.

Alex Pereira de Oliveira Silva, Universidade Federal do Acre/ PPG em Ecologia e Manejo dos Recursos Naturais

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre, Campus Floresta de Cruzeiro do Sul. Mestrando em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais.

Marcus Vinicius de Athaydes Liesenfeld, Universidade Federal do Acre/ Campus Floresta/ Centro Multidisciplinar/ Laboratório de Ecoanatomia e Ecologia Vegetal

Biólogo, bacharel em botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutor em Ciências de Florestas Tropicais pelo INPA (2014). É professor na Universidade Federal do Acre - UFAC, no Campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Desenvolve pesquisas na área de Ecologia, com ênfase na ecologia do fogo na floresta tropical e ecologia de Arecaceae, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto do fogo nos ecossistemas, destino das plantas pós-fogo, respostas morfológicas e alterações anatômicas pós-fogo nas plantas, regeneração florestal, restauração dos ecossistemas e conservação da natureza.

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Publicado

2017-12-20

Cómo citar

Ramalho, A. L., Silva, M. S., Silva, A. P. de O., & Liesenfeld, M. V. de A. (2017). COLORINDO A FLORESTA MONOCROMÁTICA: PRÁTICAS DE BOTÂNICA DE CAMPO NO ENSINO SUPERIOR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1401

Número

Sección

Relatos de Experiência

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