ALGORITMO: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Marilyn Aparecida Errobidarte Matos IFMS
  • Márcio Osshiro IFMS

Resumen

Algoritmo é uma disciplina introdutória em cursos de programação na qual o aluno desenvolve o pensamento computacional na resolução de problemas. O estudo de algoritmo faz parte de várias ementas de cursos de graduação, porém com a implementação de cursos técnicos em informática na Rede Federal de Ensino  a disciplina Algoritmo também passou a fazer parte do currículo do ensino médio, assim a forma de abordar o conteúdo dessa disciplina deve ser revista, pois o público é outro. Buscando encontrar estudos que tratam do processo de ensino-aprendizagem da disciplina Algoritmo para alunos do ensino médio, foi efetuado um mapeamento sistemático utilizando a ferramenta de busca Google Acadêmico. Neste trabalho foram relacionados os principais problemas que motivaram os estudos selecionados, um levantamento das tecnologias empregadas nesses estudos para o contexto do ensino médio, e o levantamento das principais teorias e técnicas empregadas nos estudos primários selecionados. O resultado desta pesquisa pode ser utilizado como fonte de informação onde se encontram os possíveis estudos na área, bem como fonte para pesquisas futuras.

Biografía del autor/a

Marilyn Aparecida Errobidarte Matos, IFMS

Professora de Metodologia da Pesquisa, Ensino técnico e tecnológico - IFMS e Professora colaboradora do Ensino de Ciências da UFMS

Márcio Osshiro, IFMS

Professor de Algoritmo, Ensino técnico e tecnológico - IFMS

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Publicado

2017-07-17

Cómo citar

Matos, M. A. E., & Osshiro, M. (2017). ALGORITMO: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1162

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Artigos de Revisão