ALGORITMO: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Marilyn Aparecida Errobidarte Matos IFMS
  • Márcio Osshiro IFMS

Abstract

Algoritmo é uma disciplina introdutória em cursos de programação na qual o aluno desenvolve o pensamento computacional na resolução de problemas. O estudo de algoritmo faz parte de várias ementas de cursos de graduação, porém com a implementação de cursos técnicos em informática na Rede Federal de Ensino  a disciplina Algoritmo também passou a fazer parte do currículo do ensino médio, assim a forma de abordar o conteúdo dessa disciplina deve ser revista, pois o público é outro. Buscando encontrar estudos que tratam do processo de ensino-aprendizagem da disciplina Algoritmo para alunos do ensino médio, foi efetuado um mapeamento sistemático utilizando a ferramenta de busca Google Acadêmico. Neste trabalho foram relacionados os principais problemas que motivaram os estudos selecionados, um levantamento das tecnologias empregadas nesses estudos para o contexto do ensino médio, e o levantamento das principais teorias e técnicas empregadas nos estudos primários selecionados. O resultado desta pesquisa pode ser utilizado como fonte de informação onde se encontram os possíveis estudos na área, bem como fonte para pesquisas futuras.

Author Biographies

Marilyn Aparecida Errobidarte Matos, IFMS

Professora de Metodologia da Pesquisa, Ensino técnico e tecnológico - IFMS e Professora colaboradora do Ensino de Ciências da UFMS

Márcio Osshiro, IFMS

Professor de Algoritmo, Ensino técnico e tecnológico - IFMS

References

ASCENCIO, Ana Fernanda G.; CAMPOS, Edilene A. V. Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, Pascal, C/C++ e Java.2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

FORBELONE, A. L. V., EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Makron Books, 2000.

KITCHENHAM, B. Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele UK Keele Uni-versity, v. 33, n. TR/SE-0401, p. 28, 2004.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Re-views in Software Engineering, 2007.

CAPES. Portal de Periódicos CAPES/MEC. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 05.Jan.2015.

GOOGLE Acadêmico. Sobre o Google Acadêmico. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/intl/pt-BR/scholar/about.html/>. Acesso em: 5 jan. 2015.

MENDELEY. Release Notes for Mendeley Desktop v1.13.8. Disponível em: <http://www.mendeley.com/release-notes/v1_13.8/>. Acesso em: 5 jan. 2015.

GIACOMELLI, H.G.T.; VANNI, R.M.P. Aprendizagem de lógica de programação por alu-nos de escolas públicas municipais. 3o Seminário de Iniciação Científica IFSP–Campus Arara-quara, 2014, p. 7-8.

SANTOS, J. S. N.; VANNI, R. M. P. Projeto de ensino de lógica de programação em escolas públicas municipais de Araraquara. 3o Seminário de Iniciação Científica IFSP – Campus Araraquara, 2014, p. 8.

BUGADA, L.S.; VANNI, R.M.P. Aprendizagem de lógica de programação por alunos do ensino fundamental sem o uso de computador. 3o Seminário de Iniciação Científica IFSP – Campus Araraquara, 2014, p. 10.

AVILA, A.; DIAS, M. Sistemas tutoriais inteligentes em álgebra relacional e banco de dados nos cursos de tecnologia da informação. Proceedings of International Conference on En-gineering and Computer Education, 2013.

BARATO, J. N. Saber do trabalho, aprendizagem situada e ensino técnico. Boletim Téc-nico SENAC, v. 37, nº 3, 2011, p. 19-29.

BARCELOS, T.S.; SILVEIRA, I.F. Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica. XX Workshop sobre Educação em Computração (WEI), 2012.

BARCELOS, T.S.; MUÑOZ,R.; SILVEIRA,F.S. IHC no ensino técnico: dois relatos de experiência. Workshop sobre Ensino de IHC, 2013.

BARROS, R. Evolução, avaliação e validação do software roboeduc. Dissertação de Mes-trado em Ciências-UFRN, Natal, RN, 2011.

GOMES, T.C.S; De MELO, J.C.B. Mobile Learning: Explorando Possibilidades com o App Inventor no Contexto Educacional. 3ª. Jornada de Atualização em Informática na Educa-ção(JAIE), 2014, p. 42-69.

COSTA, G.; BARCELOS, T.S.; MUÑOZ, R.; NÖEL, R.; OLIVEIRA, I. Construindo joga-bilidade: como a percepção dos jogadores afeta o desenvolvimento de jogos em um contexto escolar. SBGames, 2013, p. 46-55.

Da SILVA, T. S. C.; Da SILVA, A. S. C.; De MELO, J.C. B. Ensino de algoritmo a nível médio utilizando música e robótica: uma abordagem lúdica. XIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2011.

De FRANÇA, R.S.; Da SILVA, W.C.; Do AMARAL, H.J.C. Despertando o interesse pela ciência da computação: práticas na educação básica. International Conference on Engineering and Computer Education, 2013, p. 282-286.

De FRANÇA, R.S.; Do AMARAL, H.J.C. Prototipação rápida de aplicação interativa - uma experiência no domínio educacional. International Conference on Engineering and Compu-ter Education, 2013, p. 160-164.

DIM, C.A.; Da ROCHA, F.E.L. APIN: uma ferramenta para aprendizagem de lógicas e estímulo do raciocínio e da habilidade de resolução de problemas em um contexto computa-cional no ensino médio. XIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2011.

FORIGO, F.M.; FELIX, J.L.P. Um ambiente de programação pascal para ensino de ma-temática ensino de ciência da computação na educação básica: experiências, desafios e possi-bilidades. I Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2010.

GOMES, T.C.S.; De MELO, J.C.B. O pensamento computacional no ensino médio: uma abordagem Blended-Learning. XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2013, p. 651-660.

GOULART, R.F. Medida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômica. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica-UF Uberlândia, Uberlância, MG, 2012.

ISOTANI, S.; BRANDÃO, L.O. O papel do professor e do aluno frente ao uso de software de geometria interativa: iGeom. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 27, nº 45, 2013, p. 165-192.

MARTINS, F.N.; OLIVEIRA, H.C.; OLIVEIRA, G.F. Robótica como meio de promoção da interdisciplinariedade no ensino profissionalizante. III Workshop de Robótica Educacional, 2012.

SCAICO, P.D.; LOPES, D.; AZEVEDO, M.A.; Da SILVA, C.; MENDES NETO, S.V.; FALCÃO, E.S.F. Implementação de um jogo sério para o ensino de programação para alunos do ensino médio baseado em m-learning. XX Workshop sobre Educação em Computração (WEI), 2012.G. R. Andrews, F. B. Schneider. Concepts and Notations for Concurrent Program-ming. Computing Surveys. 15(2):3-43, 1983.

De FRANÇA, R.S.; Da SILVA, W.C.; Do AMARAL, H.J.C. Ensino de ciência da computação na educação básica: experiências, desafios e possibilidades. XX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2012.

Published

2017-07-17

How to Cite

Matos, M. A. E., & Osshiro, M. (2017). ALGORITMO: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE O ENSINO DE ALGORITMO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1162

Issue

Section

Artigos de Revisão