Intervenção Educativa: Impactos sobre as práticas agrícolas de uma comunidade de horticultores no extremo oeste da Amazônia

Autores/as

  • Ageane Mota da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC

Resumen

Este estudo realizou um levantamento do perfil de horticultores, sobre manejo de agrotóxicos, e o impacto de uma intervenção educativa sobre o posicionamento quanto a implementação do sistema agroecológico na região. Dentre os entrevistados, 95% utilizavam agrotóxicos nas plantações. Apenas 5% utilizam todos os EPIs, 60% de forma incompleta e 30% não usam nenhuma proteção. Os horticultores assumiram dois posicionamentos onde 55% preferiram uso somente das práticas agroecológicas e 45% necessidade de aliar agrotóxicos e técnicas agroecológicas, demonstrando receio de não produzir sem agrotóxicos. Para os horticultores, os maiores desafios ao sistema foram procura pelo consumidor, valor ao produto e, produção em maior escala. Pesquisas que colaborem para a difusão de exemplos e alternativas no contexto regional são fundamentais a uma agricultura mais sustentável.

Biografía del autor/a

Ageane Mota da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre- IFAC

Graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem e Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) . Mestre em Ciências pela UFRRJ,docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre-Campus Cruzeiro do Sul na área de Biologia. Atualmente doutoranda no Programa de Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (Pólo UFAC).

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Publicado

2017-07-17

Cómo citar

Mota da Silva, A. (2017). Intervenção Educativa: Impactos sobre as práticas agrícolas de uma comunidade de horticultores no extremo oeste da Amazônia. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1078

Número

Sección

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar