TORNAR-SE PROFESSOR: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE UM PERCURSO PARADOXAL

Autores/as

  • Ivan Fortunato IFSP Itapetininga, PPGEd-UFSCar-Sorocaba e PCHS-UFABC

Resumen

Este texto foi motivado pela necessidade de repensar minha trajetória profissional, como forma de refletir a respeito das vicissitudes da carreira docente, seja para compreender melhor os desafios cotidianos deste ofício, seja para revelar aos estudantes de licenciatura alguns obstáculos que podem emergir durante e após o curso universitário de formação de professor. Trata-se de um ensaio autobiográfico cujo mote principal é a busca por uma educação mais livre e fértil.

Biografía del autor/a

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga, PPGEd-UFSCar-Sorocaba e PCHS-UFABC

Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares: Ensino, Ciência, Cultura e Ambiente (NuTECCA). Líder do Grupo de Pesquisas Formação de Professores para o Ensino básico, técnico, tecnológico e superior (FoPeTec). Pesquisador do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL). Editor da Revista Hipótese e coeditor da Revista Internacional de Formação de Professores e da Revista Brasileira de Iniciação Científica. Membro da Academia Itapetiningana de Letras, cadeira 27, e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), cadeira 37. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, da UFSCAr. campus Sorocaba. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais - UFABC. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Itapetininga. Contato: ivanfrt@yahoo.com.br

Publicado

2017-07-17

Cómo citar

Fortunato, I. (2017). TORNAR-SE PROFESSOR: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE UM PERCURSO PARADOXAL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1068

Número

Sección

Ciências Humanas