USO DE SOFTWARES LIVRES COMO SUBSÍDIO PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • Francisco Ivam Castro do Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul
  • Derlangela Lira da Silva Instituto São José

Palavras-chave:

Inclusão Digital; EJA; Tecnologia.

Resumo

Este artigo teve como objetivo verificar a situação dos alunos da modalidade de ensino de jovens e adultos – EJA do Centro de Ensino de Jovens e Adultos localizado em Rio Branco Acre, quanto ao uso de dois editores do sistema Linux: Open write e Impress. Foi utilizado o método de análise de conteúdo e pesquisa de campo com a aplicação de questionários. Os resultados demonstram que há uma grande deficiência por parte dos alunos em relação ao uso das tecnologias e uma necessidade de haver políticas educacionais voltadas para o público adulto no sentido de integra-los às novas tecnologias utilizadas no campo educacional.    

Biografia do Autor

Francisco Ivam Castro do Nascimento, Universidade Cruzeiro do Sul

Bacharel em Geografia, Especialista em Geoprocessamento aplicado a análise ambiental e mestre em Desenvolvimento Regional. Foi professor substituto no curso de Geografia da Universidade Federal do Acre. 

Derlangela Lira da Silva, Instituto São José

Licenciada em Geografia, Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação e professora do ensino básica no Instituto São José. 

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Francisco Ivam Castro do Nascimento, & Derlangela Lira da Silva. (2021). USO DE SOFTWARES LIVRES COMO SUBSÍDIO PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 818–828. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4640

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar