A ESCOLA KARITIANA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO MADEIRA

Authors

  • Adriana Francisca de Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Adnilson DE ALMEIDA SILVA Universidade Federal de Rondônia
  • Simone de Ferreira de Athayde Florida International University, Department of Global and Sociocultural Studies.

Keywords:

Educação escolar indígena. Karitiana. Impactos.

Abstract

This study analyzes the role of indigenous schools in the context of the social and environmental impacts caused by the construction of hydroelectric plants in the Karitiana Indigenous Land, Rondonia, Brazilian Amazon. The research focused on understanding if and how the school participated in the process of resistance and consultation, and whether it has contributed to the problems faced by these changes. It addresses the current conception of indigenous school education as differentiated, specific, intercultural and bilingual, viewing the school space as a place of critical reflection, exercise for citizenship and indigenous autonomy. The study points to the fact that, although indigenous school education was imposed as another territorial delimitator on indigenous peoples, through claims and struggles, it has become a tool to promote the political and technical empowerment of indigenous peoples. The methodological design adopted a qualitative approach to analyze a case study, included bibliographic and archive research, and also the conduction of semi-structured interviews with indigenous teachers and community members. Regarding the theoretical framework, we opted for studies addressing the theme of social-environmental impacts and indigenous education, which inform public policies and official documents. The results indicate that the Karitiana school still cannot break with the pre-established limitations of the education system and ignores latent issues in the community. The indigenous school still cannot structure itself as an institution that dialogues with the community to promote their autonomy and identity.

Author Biographies

Adnilson DE ALMEIDA SILVA, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1991), Mestre em Geografia - UNIR (2007). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010). Pós-Doutor em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é colaborador - Kanindé Assoc. Defesa EtnoAmbiental; Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia ? RIOTERRA; Professor Associado/UNIR junto ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia/UNIR. Atuou no Programa de Pós-Graduação no e Mestrado e Doutorado Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2013-2018). Classificado como semifinalista na seleção 2008 do International Fellowships Program - IFP - Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, Fundação Ford/ Fundação Carlos Chagas (Programa Bolsa). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Rondônia, Espaço e Representação, Cultura e Povos Indígenas, Populações Amazônicas, Sociedades Rurais, Diagnósticos, Educação, Meio Ambiente, Socioeconomia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia-PPGG/UNIR (2011/2013), Vice-Coordenador do PPGG (2013; Out/2015 a jul/2016); Vice-Coordenador do PPGG (Set/2016 a outubro/2018). Vice-Coordenador do PPGG (Novembro/2018....) Membro do Colegiado do PPGG/UNIR (2013; 2014...) e vice-coordenador do GEPCULTURA/UNIR (2010/2019). Líder do do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas (GENTEH) (2019...). Membro Efetivo da Associação Brasileira de Antropologia - ABA, desde 2017. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2555-0861

Simone de Ferreira de Athayde , Florida International University, Department of Global and Sociocultural Studies.

Simone possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Etnobotânica pela Universidade de Kent na Inglaterra (2003) e doutorado em Ecologia Interdisciplinar com concentração em Antropologia pela Universidade da Flórida (2010). Possui especializações em Educação Ambiental, Ecologia Humana e Conservação e Desenvolvimento Tropical. Atualmente, atua como Professora Associada do Departamento de Estudos Socioculturais e Globais (GSS) e do Centro Kimberly Green de Estudos Latinoamericanos e Caribenhos (LACC) na Universidade Internacional da Flórida (FIU), sediada em Miami, FL, EUA. É uma das coordenadoras da Rede Internacional de Pesquisa em Barragens Hidrelétricas na Amazônia (ADN/RBA/RIRA). É autora líder do Science Panel for the Amazon (Painel Científico da Amazônia), e autora coordenadora líder do Relatório sobre Valores da Natureza (Values Assessment) da Plataforma Ciência-Políticas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, é professora colaboradora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pesquisadora colaboradora em diversas organizações da sociedade civil. Tem experiência e interesse acadêmico nas áreas de inter e transdisciplinaridade, governança socioambiental, conservação da sociobiodiversidade, pesquisa integrativa sobre os impactos das barragens hidrelétricas, sistemas de conhecimento indígenas e locais, gestão participativa de recursos naturais, justiça socioambiental e sustentabilidade. Nos últimos anos, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo sua tese de doutorado premiada pela Universidade da Flórida. 

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Published

2021-06-29

How to Cite

Medeiros, A. F. de, DE ALMEIDA SILVA, A. ., & Athayde , S. de F. de . (2021). A ESCOLA KARITIANA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO MADEIRA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 370–387. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4493

Issue

Section

Ciências Humanas