PERCEPTIONS OF LICENSING IN NATURAL SCIENCES ABOUT PAMPA BIOME

Authors

  • Luis Roberval Bostoluzzi Castro Universidade Federal do Pampa
  • Cibele Rosa Gracioli Universidade Federal do Pampa
  • Andriélli Vilanova de Carvalho Universidade Federal do Pampa
  • Ailton Jesus Dinardi Universidade Federal do Pampa
  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa

Keywords:

Percepção Ambiental. Ecossistemas Brasileiros, Ensino de Ciências

Abstract

This article is the result of research on the perceptions of students of a degree course in Natural Sciences, on environmental themes of the Pampa biome, aiming to analyze the concepts and understandings related to the conceptions, in hypothesis arising from Basic Education. The investigation was based on the application of a questionnaire to 46 students (pre-test), followed by an intervention (field trip) finalized in the reapplication of a questionnaire. The data were analyzed and categorized through content analysis. The results indicated inadequate and fragmented initial perceptions, after the intervention there was an improvement in the quality of information, however, it was not possible to infer this improvement with the intervention, however, it was possible to observe that differentiated actions can contribute to the improvement of teaching practice and consequently with the formation of young people's knowledge about the environment in which they live.

Author Biographies

Cibele Rosa Gracioli, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) , mestrado em Engenharia Florestal pela mesma instituição (2005) na área de Manejo Florestal/ Bacias Hidrograficas e Doutorado na UFSM (2010) na área de Silvicultura e Dinamica das Florestas. Concluiu recentemente pós-doutorado na University of Greenwich, UK na área de Biodiversidade e Certificação Ambiental. Atualmente trabalha com Legislação Ambiental, projetos florestais e Licenciamentos ambientais na Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, RS.

Andriélli Vilanova de Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS) , em 2009, Licenciatura e Bacharelado. Possui Especialização em Licenciamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 2012 e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Desenvolveu trabalhos sobre a Avaliação de Qualidade da água em Arroios através dos Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores. Participou do GENSQ ( Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) 2016 a 2018 na Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA Uruguaiana. Atualmente participa do Grupo Consciência: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação Ciênciometria e Ensino de Ciências na Unipampa Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2017 - 2019). Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa. 
Atua na rede Municipal de Ensino como Professora de Ciências, Pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal da Unipampa -Campus Uruguaiana, desenvolve atividades Eco- Educacionais, Palestras, Oficinas pedagógicas, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Consultoria Ambiental.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis. 

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente estudos de educação ambiental, ensino de ciências, biologia, ecologia e de dinâmica populacional. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU), Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e no Grupo de Ação Interdisciplinar Aplicada (UNIGAIA), desenvolvendo ações relacionadas a Capacitação, Educação e Extensão para Pescadores, Alunos e Professores da Educação Básica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa

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Published

2021-09-04

How to Cite

Bostoluzzi Castro, L. R., Rosa Gracioli, C. ., Vilanova de Carvalho, A., Jesus Dinardi, A. ., & Castro Pessano, E. F. . (2021). PERCEPTIONS OF LICENSING IN NATURAL SCIENCES ABOUT PAMPA BIOME. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 731–750. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4413

Issue

Section

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar