ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E INTERCULTURALIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ÉCHO A1

an Analysis of the Écho A1 Textbook

Authors

  • Gabriela Oliveira-Codinhoto Universidade Federal do Acre http://orcid.org/0000-0003-0883-0984
  • Anyelle Samy Costa de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Siméia da Silva Souza Universidade Federal do Acre

Keywords:

Interculturalidade., Ensino de Língua Estrangeira., Ensino de Francês., Livro Didático.

Abstract

Within the scope of the discussions on intercultural language teaching, this work aims to analyze the didactic-methodological proposal and two activities of the Écho A1 textbook, teaching French as a foreign language, with the purpose of discussing the adequacy of this material to the purposes of a intercultural language teaching. To this end, this paper presents the postulates of the Common European Framework of Reference for Languages ​​(CEFR) and how they are aligned with the intercultural education proposal, to establish its main implications regarding the construction of textbooks. Starting from a qualitative methodology, based on the evidential paradigm, this work shows that, in alignment with the QECR's action/communicative proposal, the Écho A1 textbook brings activities that are consistent with an interculturally constructed teaching, seeking to overcome authoritarianism and literalness typical of this type of material.

Author Biographies

Gabriela Oliveira-Codinhoto, Universidade Federal do Acre

Tem graduação em Letras (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, e mestrado (2011) e doutorado (2016) em Estudos Linguísticos, ambos pela mesma instituição. Atualmente é professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre - Ufac. Publicou o livro "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em parceria com Roberto Gomes Camacho, pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP em 2013. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (CNPq/UNESP), do Grupo de Estudos em Descrição e Análise Linguística (CNPq/Ufac) e do Grupo de Estudos sobre Análise do Discurso e Ensino de Línguas (CNPq/Ufac). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: Oração Relativa, Subordinação, Aquisição de Escrita, Línguas Indígenas Brasileiras e Tipologia Linguística.

Anyelle Samy Costa de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - anos 2014-2017, como Bolsista da Universidade Federal do Acre (UFAC), realizando atividades de iniciação pedagógica no ensino de língua francesa e língua materna em escola pública da cidade de Rio Branco/AC. Realizou cursos de extensão na área de língua francesa. Possui graduação em Letras - Francês pela Universidade Federal do Acre (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Francês Língua Estrangeira (FLE). Mestranda no programa de pós graduação em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente participo do Grupo de Estudo em Análise de Discurso e Ensino de Línguas (UFAC/ CNpq)

Siméia da Silva Souza, Universidade Federal do Acre

Tem graduação em Licenciatura em Letras Português (2019) pela Universidade Federal do Acre (UFAC), câmpus de Rio Branco. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas (Ufac/CNPq).

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Published

2021-06-29

How to Cite

Oliveira-Codinhoto, G., Samy Costa de Oliveira, A., & da Silva Souza, S. (2021). ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E INTERCULTURALIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ÉCHO A1: an Analysis of the Écho A1 Textbook. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 746–770. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4261

Issue

Section

Linguística, Letras e Artes