ENADE THE LIGHT OF THE NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES OF THE NURSING GRADUATION COURSE

Authors

  • Inalda Maria de Oliveira Messias Universidade de Pernambuco
  • José Orlando de Souza Leal Secretaria de Defesa Social / Polícia Militar
  • Adriano Gomes Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • João Ferreira da Silva Filho Universidade de Pernambuco
  • Júlio Brando Messias Universidade de Pernambuco

Abstract

This study analyzes the specific questions applied in the National Student Performance Examination of the five evaluations carried out (2004, 2007, 2010, 2013, 2016, 2019) for students of the Nursing Course, relating their approach to the National Curricular Guidelines. Method: this is a content analysis of the Enade questions. After the analysis of the questions of the last evaluations, the most present theme in the tests was health care, followed by decision making, administration and management. The points that scarcely figured out were communication, permanent education and leadership. The contents of the last editions of the Enade guide the training of nurses for basic care and the Single Health System, the student is encouraged to make decisions through the resolution of cases and health problems within the context of the public health or in the hospital area. The tests value the understanding of the problems, the knowledge necessary for a critical professional, aware of his responsibility, and the fact that at certain moments of his practice he will have to make decisions as leader, administrator and manager. The evidence still needs to be better worked on in the sense of interdisciplinarity. The relationship between the different areas of knowledge is still not clear enough, making it difficult for the student to associate the emergence and / or development of problems from the origin to the final resolution. Thus, it is still necessary to change the issues aiming at this point, as well as constant monitoring, in order to meet what is proposed in the DCNCE for the nursing course.

Author Biographies

José Orlando de Souza Leal, Secretaria de Defesa Social / Polícia Militar

Enfermeiro, sargento da Policia Militar de Pernambuco, lotado na Cidade de Salgueiro, PE, Brasil

Adriano Gomes Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (2017) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Atualmente é professor da Faculdade Santa Helena. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas. Já ministrou as disciplinas de fundamentos de contabilidade, contabilidade societária, contabilidade avançada, contabilidade de custos, análise de custos, contabilidade tributária, planejamento tributário, contabilidade aplicada ao setor público, mercado financeiro e de capitais, departamento pessoal, auditoria contábil, perícia contábil, mas te interesse em quaisquer outras áreas da contabilidade, principalmente contabilidade ambiental.

João Ferreira da Silva Filho, Universidade de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela FUNESO (1985), Especialização em Biologia pela UPE, Professor da Universidade de Pernambuco - UPE lecionando as seguintes disciplinas: Histologia Geral, Histologia Especial e Embriologia Médica nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Ciências Biológicas. Responsável pela implantação de algumas Instituições de Ensino Superior (IES) entre as quais destacamos: Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing - FGM. Conhecimento da legislação do Ensino Superior, quanto à regência dos trâmites de autorização de curso e credenciamento de IES, entre as quais destacam-se: Portaria 180/1991; Portaria 640/1997; Decreto 3860/2001 e Decreto 5773/2006; Lei 10861/2004 e Portaria 2051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, instituído pela Lei 10861/2004; Conhecimento das etapas de tramitação do sistema eletrônico e-MEC de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no Sistema Federal de Educação, instituído pela Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007. Consultor Acadêmico da Faculdade de Tecnologia Gestão & Marketing - IBGM - na tramitação dos Cursos de Graduação em Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia nos processos de regulação da educação superior no Sistema Federal de Educação, instituído pela Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007; e Portaria Normativa/MEC 23, de 01 de dezembro de 2010, em atendimento ao disposto no Decreto 5773, de 9 de maio de 2006. Doctorado en Ciencias de la Educación pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS, Asunción, Paraguay, Obtenção do Título março 2017. Coordenador do Doutorado em Saúde Pública ministrado no Polo Recife da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales no bairro da Boa Vista, Recife / Pernambuco - Brasil. Atualmente coordena a monitoria de Histologia dos cursos, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Ciências Biológicas. Avaliador convidado do Conselho Estadual de Educação.

Júlio Brando Messias, Universidade de Pernambuco

Graduado em Medicina Veterinária - 1993 (UFRPE), graduado em Licenciatura - Setor de Técnicas Agropecuárias - 1994 (UFRPE). Especialista em Morfologia (UFPE) e em Metodologia do Ensino Superior para área de Saúde (UPE). Mestre em Ciência Veterinária - 2002 (UFRPE) e Doutor em Ciências Farmacêuticas - 2010 (UFPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco, Campus Santo Amaro lotado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Leciona disciplinas na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia. É Coordenador da Especialização em Ensino da Biologia pela Universidade Aberta do Brasil (MEC-Capes/UPE). Atua principalmente nos seguintes temas: educação, técnicas histológicas, toxicologia no desenvolvimento embrionário.

References

[1] BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/l9539.pdf. Acesso em: 12 dez. 2019.
[2] BRITO, T. F. de. Corpo Docente: fatores determinantes do desempenho discente no ENADE. Tese (Doutorado em Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21032016-115045/publico/CorrigidoTainaBrito2015.pdf. Acesso em: 12 jun. 2018.
[3] FERNANDES, J. D.; REBOUCAS, L. C. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 66, n. spe, p. 95-101, set. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000700013. Acesso em: 09 jul. 2020.
[4] BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer no 314/94. Dispõe sobre o novo currículo mínimo do curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, 28 nov. 1994. Seção 1, p. 1791.
[5] __________. Ministério da Educação e do Desporto. Portaria no 1721, de 15 de dezembro de 1994. Dispõe sobre currículo mínimo e duração do Curso de Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília 16 dez. 1994. Seção 1, p. 19.801.
[6] CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM - COFEN. Legislação Instituidora do Sistema. Lei no 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Disponível em: http://www.portalcofen.gov.br/sitenovo/node/4161. Acesso em: 04 maio 2020.
[7] BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial União. 9 nov. 2001. Seção 1, p. 37. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.
[8] BRASIL. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Brasília, DF. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 13 mar. 2020.
[9] __________. Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Portaria Inep no 240, de 10 de maio de 2013. Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, pág. 17. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-240-de-10-de-maio-de-2013-30550912. Acesso em: 04 maio. 2020.
[10] PIRES, D. Nursing as discipline, profession, and labour. Rev Bras Enferm, Brasília (DF), v. 62, n. 5, p. 739-744, set./out. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n5/15.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
[11] SILVA, R. G. M., LIMA, S. S. Implantação e desenvolvimento da sistematização da assistência de enfermagem: análise reflexiva. Rev Enferm UFPE online, Recife (PE), v. 8, n. 12, p. 4373-43736, dez., 2014. Disponível em:
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/10185/10735. Acesso em: Acesso em: 12 jun. 2020.
[12] RAMOS, F. R. S.; BACKES, V. M. S.; BACKES, D. S.; SCHNEIDER, D. G.; PINHEIRO, G.; ZEFERINO, M. T.; ROCHA, P. K. Formação de mestres em enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina: contribuições sob a ótica de egressos. Rev Bras Enferm, Brasília (DF), v. 63, n. 3, p. 359-365, maio/jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a02v63n3.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.
[13] BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
[14] GONÇALVES, A. T. P. Análise de conteúdo, análise do discurso e análise de conversação: estudo sobre diferenças conceituais e teórico metodológicas. Adm Ensino Pesq, Rio de Janeiro (RJ), v. 17, n. 2, p. 275-300, maio-ago. 2016. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/323/pdf_1. Acesso em: 12 jun. 2020.
[15] INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Portaria Inep nº 143, de 31 de julho de 2007. Publicada no Diário Oficial de 07 de agosto de 2007, Seção 1, pág. 9. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enade/2007/Portaria_diretrizes/Enfermagem_143.pdf. Acesso em: 04 mai. 2019.
[16] __________. Portaria Inep nº 217 de 13 de julho de 2010. Publicada no Diário Oficial de 14 de julho de 2010, Seção 1, págs. 830 e 831. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enade/2010/PD2010_enfermagem.pdf. Acesso em: 04 mai. 2019.
[17]. __________. Portaria Inep nº 240, de 10 de maio de 2013. Publicada no Diário Oficial de 13 de maio de 2013, Seção 1, pág. 17. Disponível em: https://www.abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1572/portaria-inep-n-240. Acesso em: 04 mai. 2018.
[18] __________. Portaria Inep nº 290, de 08 de junho de 2016. Publicada no Diário Oficial de 09 de junho de 2016, Seção 1, pág. 10. Disponível em: https://www.abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1922/portaria-inep-n-290. Acesso em: 04 mai. 2018.
[19] __________. Portaria Inep nº 493, de 31 de maio de 2019. Publicada no Diário Oficial de 03 de junho de 2019, Seção 1, pág. 40. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-493-de-31-de-maio-de-2019-149881773. Acesso em: 09 jul. 2020.
[20] MIRANDA, M. S; MARCONDES, M. E. R.; SUART, R. C. Promovendo a alfabetização científica por meio de ensino investigativo no ensino médio de química: contribuições para a formação inicial docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte (MG), v. 17, n. 3, p. 555-583, 2015.
[21] BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em: http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf. Acesso em: 04 maio 2019.
[22] __________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf. Acesso em: 13 mar. 2019.
[23] __________. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/constituicao1988/arquivos/ConstituicaoTextoAtualizado_EC%20105.pdf. Acesso em: 13 de jul. 2020.
[24] __________. Câmara. Deputados. Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, p.18055-18059, 20 set. 1990. Seção 1. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8080-19-setembro-1990-365093-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 13 jul. 2020.
[25] __________. Emenda Constitucional nº 29, de 13 de setembro de 2000. Altera os arts. 34, 35, 156, 160, 167 e 198 da Constituição Federal e acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc29.htm. Acesso em10/07/2020.
[26] GUIMARÃES, E. M. P.; ÉVORA, Y. D. M. Sistema de informação: instrumento para tomada de decisão no exercício da gerência. Ciência da Informação, Brasília (DF), v. 33, n. 1, p. 72-80, jan./abr. 2004. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1070/1163. Acesso em: 10 abr. 2018.
[27] ALMEIDA, M. L.; SEGUI, M. L. H.; MAFTUM, M. A.; LABRONICI, L. M.; PERES, A. M. Instrumentos gerenciais utilizados na tomada de decisão do enfermeiro no contexto hospitalar. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 20 (Esp), p. 131-7, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v20nspe/v20nspea17.pdf. Acesso em: 13 mar 2017.
[28] COSTA, R. P. da. Gerenciamento do cuidado de enfermagem: a experiência de um hospital de ensino. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Ana Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2009.
[29]. RIBEIRO, M.; SANTOS, S. L. dos; MEIRA, T. G. B. M. Reflecting on nursing leadership. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro (RJ), v. 10, n. 1, p. 109-115, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452006000100014&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 abr. 2020.
[30]. DIAS, M. A. A. Liderança e mudanças na educação. Cadernos. Centro Univ. S. Camilo, São Paulo (SP), v.9, n.3, p.112-116, jul./ set., 2003
[31]. PASCHOAL, A. S.; MANTOVANI, M. F.; LACERDA, M. R. A educação permanente em enfermagem: subsídios para a prática profissional. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS), v. 27, n. 3, p. 336-343, set. 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/viewFile/4621/2633. Acesso em: 10 abr. 2019.

Published

2021-09-04

How to Cite

Messias, I. M. de O., de Souza Leal, J. O. ., Gomes Ferreira, A., da Silva Filho, J. F., & Brando Messias, J. (2021). ENADE THE LIGHT OF THE NATIONAL CURRICULAR GUIDELINES OF THE NURSING GRADUATION COURSE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 295–313. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4091

Issue

Section

Ciências da Saúde