ENADE A LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Inalda Maria de Oliveira Messias Universidade de Pernambuco
  • José Orlando de Souza Leal Secretaria de Defesa Social / Polícia Militar
  • Adriano Gomes Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • João Ferreira da Silva Filho Universidade de Pernambuco
  • Júlio Brando Messias Universidade de Pernambuco

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi analisar as questões específicas aplicadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das seis avaliações realizadas (2004, 2007, 2010, 2013, 2016 e 2019) para os alunos do Curso de Enfermagem, relacionando sua abordagem às Diretrizes Curriculares Nacionais. Para alcançar esse propósito buscou-se incialmente compreender a disposição das questões de domínio geral e específicos e o quantitativo de questões objetivas e discursivas em relação ao ano da aplicação e o peso em cada avaliação do Enade; em seguida demonstrar as habilidades e competências gerais em relação ao quantitativo de questões abordados nas provas do ENADE de 2004 a 2019, com as diretrizes para o curso de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa documental, retrospectiva, sendo utilizada a análise de conteúdo das questões do Enade aplicadas nos anos de 2004, 2007, 2010, 2013, 2016 e 2019). A categoria mais presentes nas provas foi atenção à saúde, seguida de tomada de decisões, administração e gerenciamento. Os pontos que pouco figuraram foram comunicação, educação permanente e liderança. O conteúdo das últimas edições do Enade direciona a formação do enfermeiro para a atenção básica e para o Sistema Único de Saúde, o aluno é incentivado à tomada de decisões através da resolução dos casos e problemas de saúde dentro do cenário da saúde pública ou na área hospitalar. As provas valorizam a compreensão dos problemas, o conhecimento necessário para um profissional crítico, consciente de sua responsabilidade, e o fato de que em determinados momentos de sua prática terá que tomar decisões como líder, administrador e gerente. As provas ainda precisam ser mais bem trabalhadas no sentido da interdisciplinaridade. O relacionamento entre as diversas áreas do conhecimento ainda não é claro o suficiente, dificultando que o estudante faça a associação do surgimento e/ou desenvolvimento de problemas desde a origem até a sua resolução final. Assim, ainda são necessárias mudanças nas questões visando esse ponto, assim como constante monitoramento, com o intuito de atender o que é proposto no DCNCE para o curso de enfermagem.

Biografia do Autor

José Orlando de Souza Leal, Secretaria de Defesa Social / Polícia Militar

Enfermeiro, sargento da Policia Militar de Pernambuco, lotado na Cidade de Salgueiro, PE, Brasil

Adriano Gomes Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (2017) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Atualmente é professor da Faculdade Santa Helena. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas. Já ministrou as disciplinas de fundamentos de contabilidade, contabilidade societária, contabilidade avançada, contabilidade de custos, análise de custos, contabilidade tributária, planejamento tributário, contabilidade aplicada ao setor público, mercado financeiro e de capitais, departamento pessoal, auditoria contábil, perícia contábil, mas te interesse em quaisquer outras áreas da contabilidade, principalmente contabilidade ambiental.

João Ferreira da Silva Filho, Universidade de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela FUNESO (1985), Especialização em Biologia pela UPE, Professor da Universidade de Pernambuco - UPE lecionando as seguintes disciplinas: Histologia Geral, Histologia Especial e Embriologia Médica nos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Ciências Biológicas. Responsável pela implantação de algumas Instituições de Ensino Superior (IES) entre as quais destacamos: Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing - FGM. Conhecimento da legislação do Ensino Superior, quanto à regência dos trâmites de autorização de curso e credenciamento de IES, entre as quais destacam-se: Portaria 180/1991; Portaria 640/1997; Decreto 3860/2001 e Decreto 5773/2006; Lei 10861/2004 e Portaria 2051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, instituído pela Lei 10861/2004; Conhecimento das etapas de tramitação do sistema eletrônico e-MEC de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação da educação superior no Sistema Federal de Educação, instituído pela Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007. Consultor Acadêmico da Faculdade de Tecnologia Gestão & Marketing - IBGM - na tramitação dos Cursos de Graduação em Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia nos processos de regulação da educação superior no Sistema Federal de Educação, instituído pela Portaria Normativa 40, de 12 de dezembro de 2007; e Portaria Normativa/MEC 23, de 01 de dezembro de 2010, em atendimento ao disposto no Decreto 5773, de 9 de maio de 2006. Doctorado en Ciencias de la Educación pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales - FICS, Asunción, Paraguay, Obtenção do Título março 2017. Coordenador do Doutorado em Saúde Pública ministrado no Polo Recife da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales no bairro da Boa Vista, Recife / Pernambuco - Brasil. Atualmente coordena a monitoria de Histologia dos cursos, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Ciências Biológicas, da Universidade de Pernambuco, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Ciências Biológicas. Avaliador convidado do Conselho Estadual de Educação.

Júlio Brando Messias, Universidade de Pernambuco

Graduado em Medicina Veterinária - 1993 (UFRPE), graduado em Licenciatura - Setor de Técnicas Agropecuárias - 1994 (UFRPE). Especialista em Morfologia (UFPE) e em Metodologia do Ensino Superior para área de Saúde (UPE). Mestre em Ciência Veterinária - 2002 (UFRPE) e Doutor em Ciências Farmacêuticas - 2010 (UFPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco, Campus Santo Amaro lotado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Leciona disciplinas na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia. É Coordenador da Especialização em Ensino da Biologia pela Universidade Aberta do Brasil (MEC-Capes/UPE). Atua principalmente nos seguintes temas: educação, técnicas histológicas, toxicologia no desenvolvimento embrionário.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Messias, I. M. de O., de Souza Leal, J. O. ., Gomes Ferreira, A., da Silva Filho, J. F., & Brando Messias, J. (2021). ENADE A LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 295–313. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4091

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Seção

Artigos Originais Ciências da Saúde