ENTENDIMENTOS E PERSPECTIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A POLÍTICA: UM ESTUDO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO – AM
Abstract
Este estudo buscou analisar as implicações sobre o conceito Política, conforme o entendimento de estudantes de Ensino Médio. Sua realização ocorreu em escolas da área urbana do município de Presidente Figueiredo-AM. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários, que foram aplicados a 230 alunos de oito turmas do 2º ano. Constatou-se que a grande maioria dos participantes possui um entendimento ambíguo sobre significado da Política. As respostas evidenciam que o conhecimento do tema abordado é heterogêneo e limitado a expectativas sobre o que os políticos podem fazer e ao desejo de mudança, fruto de insatisfações. Verificou-se também que os alunos participantes consideram a Política importante, que ela é necessária e que assuntos envolvendo esse tema são discutidos nas respectivas escolas. Estima-se que um estudo desta natureza pode se configurar como um passo importante para se compreender o significado e o valor dispensado à Política, bem como servir de base para estudos posteriores que tenham como objeto o trabalho sobre temas afins envolvendo estudantes de Ensino Médio.
Palavras-chave: Política. Entendimento. Educação. Ensino Médio.
References
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