MATERIAIS DIDÁTICOS E OFICINAS DE GEOMETRIA NO VI VEM ME VER: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DO LABORATÓRIO DE DESENHO DA UNEB/ SENHOR DO BONFIM/ BAHIA

Autores

  • Mirian Ferreira Brito Universidade do Estado da Bahia
  • Hérica Janielli da Silva Limeira Universidade do Estado da Bahia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a experiência da construção de materiais didáticos e oficinas de Geometria para alunos da educação básica, como atividades do Laboratório de Desenho para o VI Evento XXX. Para tanto, construímos atividades para cada uma das etapas da educação básica, com foco na Geometria plana e espacial. Para as construções levamos em consideração as especificidades do evento, como por exemplo, curto prazo para apresentação das oficinas e manuseio de materiais didáticos, alunos de todos os níveis escolares e, dificuldades de aprendizagem não identificadas previamente. Os resultados mostraram boa aceitação dos alunos em relação aos materiais e oficinas e, também, bom aproveitamento pelos alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados mostraram ainda, que os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio apresentaram grandes dificuldades de compreensão dos conteúdos geométricos, até mesmo para identificar figuras planas e espaciais. Os resultados mostraram finalmente, a necessidade de um olhar diferenciado para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental que não são enfatizados na Licenciatura em Matemática. Estas experiências podem garantir um outro direcionamento de ensino para as demais etapas da educação.

Biografia do Autor

Mirian Ferreira Brito, Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Educação/Campus VII, Senhor do Bonfim, Bahia; Área: Desenho-Geometria/Licenciatura em Matemática

Referências

GUIMARÃES, Solon. Geometrias não euclidianas. Salvador: Economia, [1927].

BRITO, Mirian Ferreira de. O ensino de geometria na educação básica por meio de materiais didáticos e metodologias alternativas. Projeto de Pesquisa e Extensão. 4f. Senhor do Bonfim: UNEB, 2017.

UNEB. Departamento de Educação, Campus VII. Universidade do Estado da Bahia. VI VEM ME VER. Universidade: abrindo as portas do conhecimento. a. 6, 08-10 out. 2018. UNEB: Senhor do Bonfim, Bahia, 2018.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez Diniz; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 1.º a 5.º ano. Artmed, 2007.

PAVIANI, Neires M. S.; FONTANA, Niura M. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. In: Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, maio/ago. 2009 Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/16/15>. Acesso em: 01 mar. 2016.

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. In: Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 187-196, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/viewFile/1981-1322.2012v7n2p187/23460>. Acesso em: 03 set. 2017.

SILVA, E. S.; FERREIRA, J. A.; GOMES, L. P. S. Uma proposta de ensino de geometria plana no ensino fundamental: o jogo como instrumento no processo de ensino e aprendizagem. In: C.Q.D. Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 6, p. 74-84, jul. 2016. Disponível em: <https://www.fc.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/revistacqd2228/v06a06-uma-proposta-de-ensino-de-geometria-pronto.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.

COSTA, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli. Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância. 2015. 167f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2015. Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/869/2/Patricia%20Maria%20Barbosa%20Jorge%20Sparvoli%20Costa.pdf>. Acesso em: 26 set. 2018.

LABEDU. Laboratório de Matemática (LABMAT) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Programa Unificado de Bolsas (PUB). Bolsista: Murilo Cattaneo Oliveira Mathias Cruz. 2017. Disponível em: <http://www.labeduc.fe.usp.br/?materials=materiais-didaticos-do-laboratorio-de-matematica>. Acesso em: 03 mar. 2018.

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. [2018]. Disponível em: <http://www.utfpr.edu.br/cornelioprocopio/cursos/licenciaturas/Ofertados-neste-Campus/matematica/laboratorios/laboratorios>. Acesso em: 13 mar. 2018.

IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. São Paulo: Editora Scipione, 1994. (Vivendo a Matemática).

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; ASCHENBACH, Maria Helena Costa Valente; ELIAS, Marisa Del Cioppo. A arte-magia das dobraduras – histórias e atividades pedagógicas com origami. v. 19. São Paulo, SP: Scipione, 1990. (Série Pensamento e Ação no Magistério).

SANTANA, Mirian Brito de; CORREIA, Ana Magda Alencar. Origami e geometria: uma contribuição para o ensino fundamental. In: 15.º Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico; V International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. São Paulo, 5-9 nov. 2001.

MARQUES, Vanessa Dummer; CALDEIRA, Claudia Rosana da Costa. Dificuldades e carências na aprendizagem da matemática do ensino fundamental e suas implicações no conhecimento da geometria. In: Revista Thema. v. 15, n. 2, p. 403-413, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A qualidade da educação básica no Brasil. 2017. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/ideb-2017-o-que-podemos-aprender-mesmo-quase-sem-novidades>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2020-02-05 — Atualizado em 2021-06-29

Versões

Como Citar

Brito, M. F., & Hérica Janielli da Silva Limeira. (2021). MATERIAIS DIDÁTICOS E OFICINAS DE GEOMETRIA NO VI VEM ME VER: ANÁLISE DAS ATIVIDADES DO LABORATÓRIO DE DESENHO DA UNEB/ SENHOR DO BONFIM/ BAHIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 692–698. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2652 (Original work published 5º de fevereiro de 2020)

Edição

Seção

Relatos de Experiência