PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ALIADOS A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS INICIAIS DA ELETROSTÁTICA
Abstract
O presente trabalho diz respeito à aplicação de processos de sequências de ensino de Física utilizando Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e tem como objetivos: apresentar procedimentos didáticos dos conteúdos iniciais da eletrostática, descrever a utilização do uso de formulário eletrônico como ferramenta de interação do aluno com o smartphone e indicar propostas de sequências de ensino que envolvem atividades experimental e investigativa. Para construir as sequências optou-se por um percurso metodológico com ênfase no enfoque qualitativo. As sequências propostas são apresentadas nas seguintes categorias dos conteúdos: descrição de tópicos de história da eletricidade, conhecimento de um autor da história da eletricidade e identificação de processos de eletrização. Nessas propostas foram dadas ênfases ao uso do smartphone, utilização do Google Forms e a aplicação de atividades experimentais de baixo custo. Elas são viáveis, pois já foram executadas em uma escola estadual de Rio Branco - Acre.
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