TERRAS E ÁGUAS AO SUL – (TOPO)GRAFIAS DO OUTRO EM OPS, DE MIA COUTO

Autores

  • Amilton Queiroz
  • Jane Tutikian UFRGS
  • Simone Lima UFAC

Resumo

Este trabalho averigua o percurso de pátrias itinerantes desenhado no mosaico textual de O Outro pé da Sereia, de Mia Couto. O suporte teórico-metodológico que baliza a proposta assenta-se na direção das reflexões de Boaventura de Sousa Santos, Walter Mignolo, Edward Said, Homi Bhabha, Tania Carvalhal, Benjamim Abdala Junior, Laura Padilha e Rita Chaves. De posse do léxico crítico desses estudiosos, intenta-se escavar a sintaxe multifocal e plurivocal dos encontros entre Portugal, Moçambique, Brasil, Índia e Estados Unidos da América. Comparadas, as trajetórias das personagens D. Gonçalo da Silveira, Mwadia Malunga, Rosie Southman, Constança e Benjamim Shouthman disseminam sinais de diálogos assentados, simultaneamente, dentro e fora do universo moçambicano, apontando, por conseguinte, para a configuração de itinerários narrativos onde são bordejadas relações comunitárias entre várias latitudes do mundo contemporâneo. Amparados, portanto, na visão de que as fronteiras do saber não precisam ser de separação, mas sim de aproximação, tensão e diferença reveladora de pontos de intersecção, coteja-se, finalmente, sobrelevar a feição transnacional das cartografias narrativas miacoutianas - lugares móveis por onde transitam vidas, imaginários e experiências reveladoras de diálogos e fricções interculturais que apontam para o fortalecimento do cenário crítico da (geo)grafia das identidades moçambicanas face aos limiares de um comunitarismo supranacional prospectivo alimentado pela leitura transversal dos encontros pós-abissais na escrita/voz de Mia Couto.    

Biografia do Autor

Amilton Queiroz

Doutor em Letras (Estudos de Literatura - Literatura Comparada) pela UFRGS (2015). Mestre em Letras (Linguagem e Identidade) pela UFAC (2009). Graduado em Letras-Português pela UFAC (2006). Líder e pesquisador do Grupo Amazônico de Estudos da Linguagem - GAEL. Participou, em 2008, da Jornada de Estudo na UNESP-Araraquara, através do convênio Procad-Amazônia, junto ao GEADA - Grupo de Análise do Discurso de Araraquara. Durante sete anos, foi professor efetivo de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de Ensino, tendo atuado, de janeiro de 2011 a fevereiro de 2012, como coordenador pedagógico da Escola Clícia Gadelha. Na Universidade Federal do Acre, ministrou as disciplinas Língua Portuguesa I e II, Teoria da Literatura e Introdução aos Estudos Literários. Atua como docente da Universidade Federal do Acre, lotado no Colégio de Aplicação (CAp). No âmbito da Secretaria de Educação, trabalhou, de março de 2008 a fevereiro de 2010, na Coordenação de Educação Indígena, inscrito na linha de pesquisa Etnogênese dos Povos Indígenas do Acre (Apolima , Jaminawa Arara e Kontanawa). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Estudos Pós-coloniais, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: margens, Amazônias, Áfricas, corpos, estrangeiros, diáspora, errância, exílio, nomadismo, desenraizamento, olhar, redes e travessias

Jane Tutikian, UFRGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Realizou o Pós-Doutorado na PUCRS.Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretora do Instituto de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa e Luso Africanas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, identidade e história. Ficcionista, recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti.

Simone Lima, UFAC

Doutora em Letras - Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela USP (2001). Pós-Doutorado em Letras - Literatura Comparada pela UFMG (2010). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Graduada em Letras Universidade Federal do Acre. Atualmente é professora Associada III da da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/Letras/UFAC. Coordena o Núcleo de Estudo e Pesquisa da Cena Contemporânea - NUPECC/UFAC. Líder do Grupo Amazônico de Estudos da Linguagem - GAEL/UFAC. Circulam em suas pesquisas temáticas relacionadas às áreas de Letras, Linguística e Artes, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, Línguas, Culturas Indígenas e outros bens simbólicos. Dedica-se atualmente ao projeto de pesquisa - "Trânsitos intelectuais em regiões de tradição oral: línguas, culturas e literaturas em (con)textos afroamericanos". Tem publicado livros com foco nas linhas de pesquisa: Cultura e Sociedade; Literatura e Cultura Amazônica; Ensino da Literatura; Literatura e Sociedade; Ensino Inclusivo; Textualidades em redes de comunicação marcadas pela mobilidade e trânsitos - percursos étnicos, linguísticos simbólicos e imaginários afroamericanos, com destaque para as fronteiras panamazônicas (Brasil, Bolívia, Peru, Suriname, Guiana. Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia e Equador). 

Referências

ABDALA JUNIOR, Benjamim. Literatura comparada e relações comunitárias, hoje. São Paulo, Ateliê Editorial, 2012.

CARVALHAL, Tania; REBELLO, Lucia Sá; FERREIRA, Eliane Fernanda Cunha (Org.). Transcriações, teoria e práticas: textos em memória de Haroldo Campos. Porto Alegre, Evangraf Editora, 2004.

______________. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo, Unisinos, 2003.

CERTEAU, Michel de, GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Rio de Janeiro, Vozes, 2011.

COUTO, Mia. O outro pé da Sereia. Companhia das Letras, São Paulo, 2006.

GLISSANT, Édouard. Introdução à poética da diversidade. Trad. Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora, Editora da UFJF, 2005.

KRAKOWSKA, Kamila. As viagens das nações pós-coloniais em Estação das chuvas e Terra Sonâmbula. In. LEITE, Ana Mafalda; OWEN, Hilary, CHAVES, Rita; APA, Livia (Orgs). Nação e narrativa pós-colonial I: Angola e Moçambique – ensaios. Edições Colibri, Lisboa, 2012.

KRISTEVÁ, Julia. Introdução à semanálise. São Paulo, Perspectiva, 1974.

PADILHA, Laura. Romances como diários de viagem – o caso de Angola. In. LEITE, Ana Mafalda; OWEN, Hilary, CHAVES, Rita; APA, Livia (Orgs). Nação e narrativa pós-colonial I: Angola e Moçambique – ensaios. Edições Colibri, Lisboa, 2012.

PORTO, Maria Bernadette. Circulações urbanas. In. BERND, Zilá. Dicionário de mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre, Literalis, 2010.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In. Uma literatura nos trópicos – ensaios de dependência cultural. Rio de Janeiro, Rocco, 2000.

SERRES, Michel. Atlas. Paris, Flammarion. 1996.

SPINUZZA, Giulia. Reconfiguração da nação em Janela para Oriente de Eduardo White. In. LEITE, Ana Mafalda; OWEN, Hilary, CHAVES, Rita; APA, Livia (Orgs). Nação e narrativa pós-colonial I: Angola e Moçambique – ensaios, Edições Colibri, Lisboa, 2012.

Downloads

Publicado

2016-07-16

Como Citar

Queiroz, A., Tutikian, J., & Lima, S. (2016). TERRAS E ÁGUAS AO SUL – (TOPO)GRAFIAS DO OUTRO EM OPS, DE MIA COUTO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 3(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/516

Edição

Seção

Artigos Originais Linguística, Letras e Artes