MEDIAÇÃO VIRTUAL NA PANDEMIA DA COVID-19: A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Gamificação, Laboratórios virtuais, Estágio docência, Ensino à distânciaResumo
A esfera educacional brasileira, assim como outras esferas sociais, foi imensamente prejudicada com o advento da pandemia da COVID-19, sendo necessário um processo emergente de adaptação do ensino presencial ao remoto, de maneira a garantir um dos direitos fundamentais a todos, a educação de qualidade. Com isso, esse trabalho que caracteriza-se como um relato de experiência, foi elaborado a partir da participação no programa de mediação virtual do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), projeto este vigente entre os meses de setembro à dezembro de 2020. O mesmo trata-se de ações nas quais foram utilizadas simulações da plataforma PhET Colorado na disciplina de Química, com os alunos do 1° ano do curso técnico em Química do IFRO campus Ji-Paraná, com o objetivo central auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se da abordagem de mediação por meio virtual e ferramenta que apresenta grande potencial metodológico, no caso, as simulações computacionais. Diante das observações realizadas e dos resultados obtidos, percebe-se a importâncias dessa estratégia didática, tendo em vista que, por meio desse projeto os alunos puderam ser protagonistas de seu próprio aprendizado, sendo essa aboradagem avaliadas pelos mesmos como eficiente, mesmo diante dessa situação atípica. Além disso, a aproximação do formando do curso de Licenciatura em Química aos alunos do ensino médio técnico representou uma grande contribuição à formação acadêmica, profissional e pessoal.
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