MEDIAÇÃO VIRTUAL NA PANDEMIA DA COVID-19: A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Victor da Silva Lima Instituto Federal de Rondônia
  • Wilhan Donizete Gonçalves Nunes Instituto Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Gamificação, Laboratórios virtuais, Estágio docência, Ensino à distância

Resumo

A esfera educacional brasileira, assim como outras esferas sociais, foi imensamente prejudicada com o advento da pandemia da COVID-19, sendo necessário um processo emergente de adaptação do ensino presencial ao remoto, de maneira a garantir um dos direitos fundamentais a todos, a educação de qualidade. Com isso, esse trabalho que caracteriza-se como um relato de experiência, foi elaborado a partir da participação no programa de mediação virtual do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), projeto este vigente entre os meses de setembro à dezembro de 2020. O mesmo trata-se de ações nas quais foram utilizadas simulações da plataforma PhET Colorado na disciplina de Química, com os alunos do 1° ano do curso técnico em Química do IFRO campus Ji-Paraná, com o objetivo central auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se da abordagem de mediação por meio virtual e ferramenta que apresenta grande potencial metodológico, no caso, as simulações computacionais. Diante das observações realizadas e dos resultados obtidos, percebe-se a importâncias dessa estratégia didática, tendo em vista que, por meio desse projeto os alunos puderam ser protagonistas de seu próprio aprendizado, sendo essa aboradagem avaliadas pelos mesmos como eficiente, mesmo diante dessa situação atípica. Além disso, a aproximação do formando do curso de Licenciatura em Química aos alunos do ensino médio técnico representou uma grande contribuição à formação acadêmica, profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Victor da Silva Lima, Instituto Federal de Rondônia

Mestrando em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) na área de Química de produtos naturais. Graduação em Química (licenciatura) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (2021). Ex bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), tendo desenvolvido projetos de pesquisa área de Química de produtos naturais; e extensão nas áreas de ensino de Química, Química ambiental, mediação virtual, e experimentação no ensino de Química.

Wilhan Donizete Gonçalves Nunes, Instituto Federal de Rondônia

Graduado em Química Licenciatura (2012) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, Campus Universitário do Araguaia), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), área de concentração: Química Analítica / Análise Térmica (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Araraquara (2018). Possui experiência em Química Analítica, com foco em técnicas termoanalíticas. Trabalha com síntese e caracterização térmica de compostos de coordenação de metais lantanídeos com ligantes orgânicos. Foi professor EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, atuando no cursos Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio e Licenciatura em Química. Atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Referências

FURNALETO, Audrey. Covid-19: especialistas discutem rumos da educação brasileira após fim do isolamento social. O Globo. 11 de abr. 2020. Seção: Sociedade. Disponível: <https://oglobo.globo.com/sociedade>. Acesso em: 30 de dez. 2020.

SILVA, Mayara Gobetti Fernandes da; LOPES, Aline Chitto; SANTOS, Larissa Macedo dos. Monitoria como processo de ensino-aprendizagem e formação de futuros professores de Química. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa/PR: 2012. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2012/html/artigos/ensino%20qui/22.pdf>. Acesso em: 02 de fev. 2021.

QUEIROZ, C. R. A. A.; SILVA, R. M. S. Monitoria orientada: uma possibilidade para melhoria do desempenho acadêmico na disciplina química. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v.8, p.125-137, jan. 2009.

MAGALHÃES, G.L.N.; ARAÚJO, K.S.; SOUSA, S.F.; BARROS, I.N.G. SOUSA, A.A.A.; SOUSA, J.L.S. Computador e software na Educação de Jovens e Adultos (EJA): a utilização no processo de ensino e aprendizagem na E. M. Frei Benjamin de Borno no município de Grajaú, Maranhão. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍM http://www.abq.org.br/simpequi/2015/trabalhos/90/6867-20714.html ICA, 13., 2015, Fortaleza. Anais eletrônicos. Fortaleza: ABQ, 2015. Disponível em:<http://www.abq.org.br/simpequi/2015/trabalhos/90/6867-20714.html>. Acesso em: 28 de jan. 2021.

FREIRE, A. A. C.; VALENZUELA, G. M.; OLIVEIRA, H. G.; CARVALHO, L. M.; JUNIOR, O. H.; SILVA, W. A.A utilização de softwares educacionais simuladores no ensino da física em uma escola pública estadual da cidade de Boa Vista/RR. Revista Renote, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014.

SANTOS, Lucelia Rodrigues dos; MENEZES, Jorge Almeida de. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos, Volume 12, número 26, p. 180-207, jan.-abril, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/940/pdf>. Acesso em 20 de jan.2021.

ALBERGARIA, Mayara Bezerra de. Caracterização das principais dificuldades de aprendizagem em química de alunos da 1° série do ensino médio. Trabalho apresentado como exigência parcial da Disciplina TCCII do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – FUP UnB. Brasília: 2015. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/13838/1/2015_MayaraBezerradeAlbergaria.pdf>. Acesso em: 20 de jan.2021.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

da Silva Lima, V., & Donizete Gonçalves Nunes, W. . (2022). MEDIAÇÃO VIRTUAL NA PANDEMIA DA COVID-19: A UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA . South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 9(1), 285–293. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4750

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar