EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ABRANGÊNCIA E PERFIL DO PROFESSOR DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO ACRE

Autores

  • Mara Rykelma da Costa Silva Instituto Federal do Acre - IFAC
  • Edcarlos Miranda de Souza Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Itamar Miranda da Silva Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

Educação intercultural. Professores indígenas. Formação docente.

Resumo

A educação escolar indígena constituiu-se no Brasil como um modelo educacional distinto de modelos tradicionais adotados na maioria das escolas do país. Ao longo de sua história, firmou-se como uma educação intercultural, diferenciada, bilíngue, autônoma e flexível resguardada e regulamentada por legislações como a Constituição Federal. No Acre, este modelo de ensino é conduzido por uma grande parcela de professores oriundos de suas próprias comunidades. Conhecer esses profissionais estabeleceu-se como objeto de estudo do presente trabalho que visa apresentar o panorama no qual este modelo educacional se estabeleceu no Acre, bem como apresentar os professores que atuam nas escolas indígenas do estado. Para tanto, esteve-se realizando uma pesquisa bibliográfica, que considerou fontes históricas e documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena no país e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena, dentre outros dispositivos em âmbito nacional, além de relatórios oficiais na esfera estadual como o Relatório do XI Curso de Formação de Professores em Magistério Indígena emitido pela Secretaria de Estado de Educação do Acre, este último tomado como principal fonte de análises para o delineamento do perfil profissional de professores indígenas no estado. Além das análises documentais, foram ainda realizadas algumas considerações a partir de vivências durante processo formativo docente de indígenas no ano de 2014 no município de Plácido de Castro, interior do estado. Desta forma, a pesquisa busca compreensão sobre a construção e o fortalecimento da educação escolar indígena no Acre, bem como conhecer os professores que atuam em escolas de comunidades indígenas acreanas.

Biografia do Autor

Mara Rykelma da Costa Silva, Instituto Federal do Acre - IFAC

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Acre, UFAC; Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, IFAC; campus Rio Branco; Rio Branco; Acre; Brasil.

Edcarlos Miranda de Souza, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Lavras, UFLA; Professor da Universidade Federal do Acre, UFAC, campus Rio Branco; Rio Branco; Acre; Brasil.

Itamar Miranda da Silva, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Professor da Universidade Federal do Acre - UFAC; campus Rio Branco; Rio Branco; Acre; Brasil.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Silva, M. R. da C., Souza, E. M. de, & Silva, I. M. da. (2021). EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ABRANGÊNCIA E PERFIL DO PROFESSOR DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO ACRE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 853–865. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4746

Edição

Seção

Artigos de Revisão