EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ABRANGÊNCIA E PERFIL DO PROFESSOR DE COMUNIDADES INDÍGENAS DO ACRE
Palavras-chave:
Educação intercultural. Professores indígenas. Formação docente.Resumo
A educação escolar indígena constituiu-se no Brasil como um modelo educacional distinto de modelos tradicionais adotados na maioria das escolas do país. Ao longo de sua história, firmou-se como uma educação intercultural, diferenciada, bilíngue, autônoma e flexível resguardada e regulamentada por legislações como a Constituição Federal. No Acre, este modelo de ensino é conduzido por uma grande parcela de professores oriundos de suas próprias comunidades. Conhecer esses profissionais estabeleceu-se como objeto de estudo do presente trabalho que visa apresentar o panorama no qual este modelo educacional se estabeleceu no Acre, bem como apresentar os professores que atuam nas escolas indígenas do estado. Para tanto, esteve-se realizando uma pesquisa bibliográfica, que considerou fontes históricas e documentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena no país e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Escolar Indígena, dentre outros dispositivos em âmbito nacional, além de relatórios oficiais na esfera estadual como o Relatório do XI Curso de Formação de Professores em Magistério Indígena emitido pela Secretaria de Estado de Educação do Acre, este último tomado como principal fonte de análises para o delineamento do perfil profissional de professores indígenas no estado. Além das análises documentais, foram ainda realizadas algumas considerações a partir de vivências durante processo formativo docente de indígenas no ano de 2014 no município de Plácido de Castro, interior do estado. Desta forma, a pesquisa busca compreensão sobre a construção e o fortalecimento da educação escolar indígena no Acre, bem como conhecer os professores que atuam em escolas de comunidades indígenas acreanas.
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