JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÓGICA

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará
  • Everton Soares Cangussu Instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.
  • Daniel Santos de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Palavras-chave:

Lógica matemática, Wittgenstein, Jogos de linguagem

Resumo

Este ensaio apresenta de forma sucinta um histórico da lógica formal e sua evolução para a lógica matemática ou simbólica. Discorre acerca das escolas filosóficas da matemática relacionando-as com a lógica matemática, buscando incorporar as ideias de Ludwig Wittgenstein, tanto da primeira fase, quanto da segunda fase de sua filosofia, em especial, os jogos de linguagem pensados, neste texto, como uma metodologia de ensino de lógica. Reforça o ensino de lógica matemática no curso de licenciatura em matemática, sob a justificativa de que, a lógica matemática deve ser ministrada com o intuito de fornecer ferramentas de argumentação para o futuro professor, por meio dos jogos de linguagem, no sentido de construir significados e conceitos inerentes a sua forma de vida.

Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação (1985) e Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática

Everton Soares Cangussu, Instituto federal de educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC.

Professor EBTT do IFMA - Campus Imperatriz. Licenciado em Matemática pela UEPA, especialista em Matemática e Estatística pela UFLA, Mestre em Matemática pela UFMA /PROFMAT. Doutorando em Educação em Ciências e  Matemática - REAMEC.

Daniel Santos de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2002). É especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Matemática e Física pela Faculdade Integrada de Amparo.(2003). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. (2011). Possui Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT - UFT. (Palmas - 2013). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC, vinculado ao Pólo Acadêmico da Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz e Coordena a OBMEP na região MARANHÃO_02 desde 2014.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag; SILVA, Maria José Ferreira da; FUSCO, Cristiana Abud da Silva. Provar e demonstrar: um espinho nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. In: Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão - PR, v.1, n.1, jul-dez. 2012. pp. 22-41.

ALVES, Vitorino de sousa. A Filosofia da Matemática em Wittgenstein. Revista Portuguesa de Filosofia, vol. 45, n. 2, 1989, pp. 161–188. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2017.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

COSTA, Newton C. A. Introdução aos fundamentos da matemática. 3 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1992.

COSTA, Newton C. A. da. Lógica Indutiva e Probabilidade. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

GLOCK, Hans-Johann. Dicionário Wittgenstein. Tradução: Helena Martins. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornélia. Uma concepção pragmática do ensino e aprendizagem. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 33, n. 3, p. 459-470. set./dez. 2007.

HAACK, Susan. Filosofia das lógicas. Tradução: Cezar Augusto Mortari, Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

MACHADO, Nilson José. CUNHA, Maria Ortegosa da. Lógica e linguagem cotidiana – verdade, coerência, comunicação, argumentação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 12-14.

MORTARI, Cezar A. Introdução à lógica. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2016.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da et al. Reflexões acerca da contextualização dos conteúdos no ensino de matemática. Currículo sem Fronteiras. v. 14, n. 1, p. 151-172, jan./abr. 2014.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Matemática, discurso e linguagens: contribuições para a educação matemática (Coleção contextos da ciência). São Paulo: Editora Livraria da Fisica, 2015.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – SBEM. Subsídios para a Discussão de Propostas para os Cursos de licenciatura em Matemática: Uma contribuição da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. São Paulo, 2003, 43f. Disponível em: <https://www.academia.edu/4256113/SUBSC3%8DDIOS_PARA_A_DISCUSSC3%83O_De_Propostas_Para_Os_Cursos_De_Licenciatura>. Acesso em: 23 ago. 2016.

WITTGENSTEIN, LUDWIG. Investigações Filosóficas. Tradução: José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999.

WITTGENSTEIN, LUDWIG. Tractatus Lógico-Philosophicus. Tradução: José Arthur Giannotti. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1968.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Abreu da Silveira, M. R., Cangussu, E. S., & Santos de Carvalho, D. (2021). JOGOS DE LINGUAGEM NO ENSINO DE LÓGICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 855–864. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4686

Edição

Seção

Artigos de Revisão