USO DE SOFTWARES LIVRES COMO SUBSÍDIO PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Palavras-chave:
Inclusão Digital; EJA; Tecnologia.Resumo
Este artigo teve como objetivo verificar a situação dos alunos da modalidade de ensino de jovens e adultos – EJA do Centro de Ensino de Jovens e Adultos localizado em Rio Branco Acre, quanto ao uso de dois editores do sistema Linux: Open write e Impress. Foi utilizado o método de análise de conteúdo e pesquisa de campo com a aplicação de questionários. Os resultados demonstram que há uma grande deficiência por parte dos alunos em relação ao uso das tecnologias e uma necessidade de haver políticas educacionais voltadas para o público adulto no sentido de integra-los às novas tecnologias utilizadas no campo educacional.
Referências
[1] SANTOS, Edméa; COLACIQUE, Raquel; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. A autoria visual na internet: o que dizem os memes? Quaestio, Sorocaba, v. 18, n. 1, p. 135-157, maio 2016. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/2570/2168. Acesso em: 14 dez. 2020.
[2] FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar. Textura, Canoas, v. 20, n. 44, p. 108-129, set/dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4529/3211. Acesso em: 6 dez. 2020.
[3] SILVA, Renata Borges Leal da; JUNIOR, Dilton Ribeiro Couto. Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA): pensando a formação de pessoas da terceira idade. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, p. 24-40, 2020.
[4] BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson., orgs. Inclusão digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 23-48. ISBN 978-85-232-1206-3. Disponível em: SciELO Books http://books.scielo.org Acesso em 10 jan. 2021.
[5] CARVALHO, JOF.; NETO, CS. O programa de inclusão digital do governo brasileiro: Análise sob a perspectiva da interseção entre ciência da informação e interação humano computador. In: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.5, n. 2, p. 25-52, jan. /Jun. 2008– ISSN: 1678-765X.
[6] NASCIMENTO, Francisco Ivam Castro do. SILVA, Derlangela Lira da. Tecnologias Educacionais no Ensino Básico: Exemplos de aplicações na área de Geografia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 01, pp. 93-108. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/geografia/area-de-geografia Acesso em: 19 jan. 2020.
[7] SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania e cidadania. Ci. Inf, v. 34, n. 1, p. 28-36, 2005. Acesso em: 19 de julho de 2019.
[8] SANTOS, Gilberto Lacerda. A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 303-312, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a08v29n2.pdf Acesso em: 17 jan. 2021.
[9] BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, v. 28, n. 94, 2015.
[10] FARIA, Andreliza et al. A educação e as novas tecnologias para o ensino EAD: dificuldades de aprendizagem em alunos da EJA. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/182237 Acesso em: 22 jan. 2021.
[2] FERREIRA, Helenice Mirabelli Cassino; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro. Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar. Textura, Canoas, v. 20, n. 44, p. 108-129, set/dez. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4529/3211. Acesso em: 6 dez. 2020.
[3] SILVA, Renata Borges Leal da; JUNIOR, Dilton Ribeiro Couto. Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA): pensando a formação de pessoas da terceira idade. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 1, p. 24-40, 2020.
[4] BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson., orgs. Inclusão digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 23-48. ISBN 978-85-232-1206-3. Disponível em: SciELO Books http://books.scielo.org Acesso em 10 jan. 2021.
[5] CARVALHO, JOF.; NETO, CS. O programa de inclusão digital do governo brasileiro: Análise sob a perspectiva da interseção entre ciência da informação e interação humano computador. In: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.5, n. 2, p. 25-52, jan. /Jun. 2008– ISSN: 1678-765X.
[6] NASCIMENTO, Francisco Ivam Castro do. SILVA, Derlangela Lira da. Tecnologias Educacionais no Ensino Básico: Exemplos de aplicações na área de Geografia. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 01, pp. 93-108. Novembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/geografia/area-de-geografia Acesso em: 19 jan. 2020.
[7] SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania e cidadania. Ci. Inf, v. 34, n. 1, p. 28-36, 2005. Acesso em: 19 de julho de 2019.
[8] SANTOS, Gilberto Lacerda. A internet na escola fundamental: sondagem de modos de uso por professores. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 303-312, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a08v29n2.pdf Acesso em: 17 jan. 2021.
[9] BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, v. 28, n. 94, 2015.
[10] FARIA, Andreliza et al. A educação e as novas tecnologias para o ensino EAD: dificuldades de aprendizagem em alunos da EJA. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/182237 Acesso em: 22 jan. 2021.
Downloads
Publicado
2021-09-04
Como Citar
Francisco Ivam Castro do Nascimento, & Derlangela Lira da Silva. (2021). USO DE SOFTWARES LIVRES COMO SUBSÍDIO PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 818–828. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4640
Edição
Seção
Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar