A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE SUAS DIFICULDADES EM SE ADAPTAR ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E ÀS NECESSIDADES NESSE PROCESSO EM MEIO À PANDEMIA

Autores

  • Janyelton de Souza Moraes Chistus Faculdade do Piauí - Chrisfapi
  • Anne Heracléia Brito e Silva CHRISFAPI

Palavras-chave:

Keywords: Teacher training. Pandemic. Technologies

Resumo

Após a interrupção da educação em todo o país e o cenário epidêmico provocado pelo vírus Covid-19, no início deste ano de 2020, ainda ser de grande risco, foi necessária a oferta de ensino se moldar à nova realidade, buscando alternativas que diminuíssem os impactos causados pela paralisação. Uma das alternativas para a volta às aulas foi a introdução de aulas remotas através de tecnologias digitais. Analisar as deficiências do perfil docente, na sua construção como profissional, no uso das novas tecnologias em meio às necessidades provocadas durante a pandemia. É uma pesquisa bibliográfica exploratória, com uma abordagem qualitativa. Foi utilizado como fonte de pesquisa, um selecionado acervo de artigos científicos, extraído da plataforma Google Scholar, onde se designou publicações relevantes que contribuíram para a linha de indagação e entendimento do trabalho proposto. Foram incluídos na pesquisa, artigos científicos que abrangem o tema em estudo, englobando a recente pandemia, logo, as publicações correspondem ao ano de 2020. A paralisação da educação mostrou o quão frágil é este espaço, demonstrando grande carência no processo ensino-aprendizagem. Essa solução temporária e emergencial é uma ferramenta pedagógica que tem como principal instrumento a internet. A questão da formação docente é um ponto a ser repensado futuramente, pois antes da pandemia não existia um direcionamento tão grande para o uso de tecnologias. Ouvir os docentes é mais do que necessário na realização da capacitação, como também, as ferramentas digitais exigem experiência em seu uso e adaptação, segundo as realidades de professores e alunos. Muitos fatores podem influenciar no sucesso da aplicação do ensino remoto, primeiramente, as IES, além de garantir a capacitação sobre recursos digitais, devem proporcionar boas condições de trabalho, alguns autores indicam as questões salariais e a grande carga horária como questões de interferência nesse processo que também levam a uma formação falha e sem qualquer tipo de atratividade para a profissão.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

de Souza Moraes, J., & Brito e Silva, A. H. (2021). A FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE SUAS DIFICULDADES EM SE ADAPTAR ÀS NOVAS TECNOLOGIAS E ÀS NECESSIDADES NESSE PROCESSO EM MEIO À PANDEMIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 814–829. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4627

Edição

Seção

Artigos de Revisão