O PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA EM CONDIÇÃO DE CEGUEIRA: O MUNICIPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Bárbara Samudio Figueiredo Vilhagra Escola Municipal Ade Marques, Ponta Porã/MS
  • José Paulo dos Santos Rosas de Castro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Aquiduna
  • Vera Lúcia Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Aquidauana
  • Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Ponta Porã

Palavras-chave:

Inclusão Educacional. Processo Educacional. Condição de Cegueira

Resumo

A pesquisa constitui-se no recorte e análise do processo educacional de uma criança em condição de cegueira, no município de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. Fez-se um estudo exploratório bibliográfico/documental sobre os marcos da Educação Especial no Brasil e uma pesquisa de campo com protocolo de observação sobre os processos educacionais da criança em condição de cegueira. Abordou-se a inclusão dessa criança em sala regular e em sala de recursos multifuncionais, o seu atendimento e integração no espaço escolar. Esta pesquisa buscou identificar e analisar os processos educacionais a partir da inclusão da pessoa em condição de cegueira, assim como verificar as ações pedagógicas escolares, e também os atos da administração pública municipal direcionados a capacitação de profissionais para atuação com esse tipo de condição especial. Levantou-se os dados por meio de um protocolo de observação dos espaços escolares e dos seguintes espaços públicos que circundam a vida da criança:  biblioteca municipal e Centro de Convenções onde são realizadas, consecutivamente estudos e festividades relativas a datas comemorativas. À partir dos dados inferiu-se sobre a inclusão e a acessibilidade das pessoas em condição de cegueira no município de Ponta Porã. O que se pode observar é que os trabalhos relativos à inclusão deste público na escola ainda não conseguem sanar e corresponder as suas reais necessidades, assim como os espaços públicos anlisados não estão estruturados para acolhê-los.

Biografia do Autor

Bárbara Samudio Figueiredo Vilhagra , Escola Municipal Ade Marques, Ponta Porã/MS

  • Professora Especialista em Docência para educação Profissional , Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Ponta Porã/MS; Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Professora na Escola Municipal Ade Marques, Ponta Porã/MS
  • Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Acessibilidade/Laboratório de Ações Escolares Inclusivas

José Paulo dos Santos Rosas de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Aquiduna

Estudante do Curso de Pedagogia 

Membrodo Grupo de Estudos e Pesquisa em Acessibilidade e Laboratório de Ações Escolares Inclusivas - GEPA/LABAC

Vera Lúcia Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus de Aquidauana

Professora Mestre do Curso de Pedagogia da UFMS

Vice coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Acessibiidade/Laboratório de Ações Inclusivas Escolares 

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Samudio Figueiredo Vilhagra , B., Paulo dos Santos Rosas de Castro, J., Lúcia Gomes, V., & de Fátima da Silva Rosas de Castro, R. (2021). O PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANÇA EM CONDIÇÃO DE CEGUEIRA: O MUNICIPIO DE PONTA PORÃ, MATO GROSSO DO SUL. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 584–601. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4610

Edição

Seção

Ciências Humanas