A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOCENTES

Autores

  • Alberto Lopo Montalvão Neto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Kassiana da Silva Miguel Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • José Pedro Simas Filho Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

EJA, Cenário de Pandemia, Educação remota

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido historicamente negligenciada pelas políticas públicas no âmbito brasileiro. Tal segmento constitui uma modalidade da educação básica, que tem por base propiciar um espaço de dignificação daqueles que foram excluídos da vida escolar e que buscam pelo acesso à educação e a cidadania. Considerando que refletir sobre as experiências docentes é um modo de resistir para existir, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre desafios, possibilidades e perspectivas da EJA, a partir de diálogos com a literatura especializada e de uma experiência docente remota no âmbito do Ensino de Química. Nossas discussões partem de um cenário de pandemia e têm como aporte teórico uma perspectiva de educação crítico-transformadora, pautada em pressupostos freireanos. Observamos que, para além das diferentes realidades culturais, etárias e sociais existentes no contexto da EJA, há uma série de novos desafios que são colocados mediante a crise decorrente da pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba) e Universidade de Coimbra (Portugal).

Kassiana da Silva Miguel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Atualmente é Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2016). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE (2013). 

José Pedro Simas Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

É Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/(UFSC). Atualmente é professor de Ciências na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

É Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1998). Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

2021-06-29 — Atualizado em 2021-07-06

Versões

Como Citar

Montalvão Neto, A. L., Miguel, K. da S., Simas Filho, J. P. ., & Della Justina, L. A. (2021). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOCENTES . South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 352–369. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4572 (Original work published 29º de junho de 2021)

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas