A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA: REFLEXÕES DOCENTES
Palavras-chave:
EJA, Cenário de Pandemia, Educação remotaResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido historicamente negligenciada pelas políticas públicas no âmbito brasileiro. Tal segmento constitui uma modalidade da educação básica, que tem por base propiciar um espaço de dignificação daqueles que foram excluídos da vida escolar e que buscam pelo acesso à educação e a cidadania. Considerando que refletir sobre as experiências docentes é um modo de resistir para existir, o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre desafios, possibilidades e perspectivas da EJA, a partir de diálogos com a literatura especializada e de uma experiência docente remota no âmbito do Ensino de Química. Nossas discussões partem de um cenário de pandemia e têm como aporte teórico uma perspectiva de educação crítico-transformadora, pautada em pressupostos freireanos. Observamos que, para além das diferentes realidades culturais, etárias e sociais existentes no contexto da EJA, há uma série de novos desafios que são colocados mediante a crise decorrente da pandemia da Covid-19.
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