ESTUDO OBSERVACIONAL: FREQUÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Nairana Cristina Santos Freitas freitas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Hyago Nogueira Monção Universidade Federal de Mato Grosso
  • Patrícia do Socorro Chaves de Araújo Universidade do Estado do Pará
  • Luis Carlos de Oliveira Goncalves Universidade do Brasil
  • Aníbal Monteiro de Magalhães Neto Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação física; escola pública; lesões.

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise nas aulas de educação física em escolas da rede estadual, na área urbana de Barra do Garças (MT), que tem como público alvo alunos do terceiro ano do ensino médio, visto que os adolescentes estão inseridos em um grupo etário em que estão mais expostos a sofrer lesões. Este estudo irá diagnosticar a incidência de lesões por sexo e por faixa etária identificando as regiões corporais mais afetadas. Assim, essa pesquisa é de grande relevância, porque através da análise realizada foi possível identificar os fatores que mais causam essas lesões e dessa forma os profissionais e toda comunidade escolar poderão prevenir-se e conscientizar nas aulas de Educação Física. Tendo como resultado que embora a prevalência de lesões entre praticantes seja importante, ao comparar lesões por sexo, incidência de lesões maior nos meninos, onde a ocorrência foi significativamente nos membros inferiores.

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

freitas, N. C. S. F., Hyago Nogueira Monção, Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, Luis Carlos de Oliveira Goncalves, & Aníbal Monteiro de Magalhães Neto. (2024). ESTUDO OBSERVACIONAL: FREQUÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(2), 19–28. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4567

Edição

Seção

Ciências da Saúde