ESTUDO OBSERVACIONAL: FREQUÊNCIA DE LESÕES OCORRIDAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Palavras-chave:
Educação física; escola pública; lesões.Resumo
O presente trabalho propõe uma análise nas aulas de educação física em escolas da rede estadual, na área urbana de Barra do Garças (MT), que tem como público alvo alunos do terceiro ano do ensino médio, visto que os adolescentes estão inseridos em um grupo etário em que estão mais expostos a sofrer lesões. Este estudo irá diagnosticar a incidência de lesões por sexo e por faixa etária identificando as regiões corporais mais afetadas. Assim, essa pesquisa é de grande relevância, porque através da análise realizada foi possível identificar os fatores que mais causam essas lesões e dessa forma os profissionais e toda comunidade escolar poderão prevenir-se e conscientizar nas aulas de Educação Física. Tendo como resultado que embora a prevalência de lesões entre praticantes seja importante, ao comparar lesões por sexo, incidência de lesões maior nos meninos, onde a ocorrência foi significativamente nos membros inferiores.
Referências
[2] COHEN, M.; ABDALLA, R. J. Lesões nos esportes – Diagnóstico, prevenção e tratamento. São Paulo: Revinter, 2003.
[3] VILARTA, Roberto. BOCCALETO, Marina Estela Alves. 1ª edição. Campinas-SP. Ed 2008. Atividade Física e qualidade. Disponível em: <www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/down=000414041. Acesso em: 22 de agosto de 2018.>
[4] SAMPAIO DINIZ, Kelly Cristine Almeida; MARANHÃO NETO, Geraldo. Gestão de Classes de Educação Física e Prevenção de Lesões. REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA-RIGD, v. 9, n. 2, p. 17-29, 2019.
[5] COELHO, J. P. S. L. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Rev Cient ITPAC, v. 8, n. 1, p. 7, 2015.
[6] PAWLOWSKI, C. S.; ANDERSEN, H. B.; TROELSEN, J.; SCHIPPERIJN, J. . Children's physical activity behavior during school recess: A pilot study using GPS, accelerometer, participant observation, and go-along interview. Plos One, 11(2), e0148786. doi:10.1371/journal.pone.0148786,2016.
[7] DEL VECCHIO, Fabricio Boscolo. Atividade física e educação física escolar. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 78-79, 2011.
[8] SEIXO, L. Os acidentes em meio escolar: que intervenção? Revista Portuguesa de Clínica Geral, v. 20, p. 233-242, 2004.
[9] GARCIA, Almir Rogério Ruiz. Educação Física escolar: conhecendo e evitando as lesões nas aulas. PDE, 2008. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2008_uem_eedfis_md_almir_rogerio_ruiz_garcia.pdf>
[10] COSTA, Allan J. S. Principais causas de acidentes na Educação Física e nos Esporte. Revista Virtual EF. Natal, RN, vol. 01, no, 08, Agosto, 2003.
[11] GREIER, Klaus; RIECHELMANN, Hebert. Frequency, nature and distribution of school sport injuries at different types of schools. Sportverletz Sportschaden, v. 26, n. 4, p. 212-217, 2012.
[12] BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Faco. Educação Física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, p. 135-142, 2003.
[13] ROMBALDI AJ, Knuth AG, Azevedo MR, Nahas MV, Hallal PC. Associação entre nível. 2013. Prevalência e fatores associados à ocorrência de lesões. Disponível em:< www.scielo.br/pdf/rbme/v20n3 /1517-8692-rbme-20-03-00190.pdf. Acesso em 24 de agosto de 2018.>
[14] STONE, Mike et al. Stretching: acute and chronic? the potential consequences. Strength and Conditioning Journal, Colorado Springs, v. 28, n. 6, p. 66-74, 2006.
[15] HAFEN, Brent Q; KARREB, Keith. J; FRANDSEN, Kathryn.J. Guia de primeiros socorros para estudantes. 7ª. ed. São Paulo: Manole, 2002.
[16] MAIA, M.M.F.M. et al. Primeiros socorros nas aulas de Educação Física nas escolas municipais de uma cidade do norte do estado de Minas Gerais, nas escolas, 2007. Disponível em:< http:// www.fontouraeditora.com.br/periodico/vol-11/ Vol11n1-2012/Vol11n1-2012-pag-195a204/ Vol11n1-2012-pag-195a204.pdf.>
[17] LIBERAL, Edson Ferreira et al. Escola segura. Journal of Pediatrics, Saint Louis, v. 81, n. 5, p. 155-163.