DOENÇA FALCIFORME E PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA: CONHECIMENTO E ASSISTÊNCIA DE PROFESSORES EM INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Colaboração intersetorial, doença falciforme, professores escolares, promoção da saúdeResumo
Este estudo objetivou explicitar os mecanismos básicos e curso clínico da doença falciforme, bem como identificar e refletir sobre o conhecimento e a assistência docente ao escolar acometido pela doença falciforme. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa realizada em uma escola pública com 12 educadores, em região em que a doença falciforme apresenta alta prevalência. Para coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado, cujo processamento se deu pela análise de conteúdo. Entre os pesquisados, houve importantes lacunas de conhecimento a respeito da doença falciforme. Os discursos sugerem dificuldades em lidar com aspectos clínicos e socioculturais da criança com doença falciforme, bem como em sua inclusão e na colaboração intersetorial entre Unidades Básicas de Saúde, instituições de ensino e comunidade. Assim se faz necessária a adoção da temática na educação continuada e na práxis pedagógica, bem como uma melhor articulação intersetorial com vistas à promoção da saúde no ambiente escolar.
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