O USO DO DINHEIRO COMO RECURSO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Iran Abib Valente da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA
  • Rozeli Damasceno Chaves Universidade Estadual do Pará - UEPA
  • Anselmo Cordeiro de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Renato Borges Guerra UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Palavras-chave:

Ensino, Educação básica, Educação financeira, Educação Matemática

Resumo

A educação financeira no Brasil é temática recente. Vivemos em um contexto, cuja cultura não está alicerçada nos fundamentos do consumo necessário, mas na ideologia do consumismo, que é um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual, com especiais repercussões para o público infantil. Logo nosso objetivo neste artigo é relatar os passos de construção de uma técnica didática que privilegia o olhar do uso sustentável do dinheiro que consiste de um jogo com participação do professor e dos alunos que considera diálogos entre os temas a partir de práticas decisórias de uso dinheiro e bens, bem como do relato de experiência da aplicação do jogo. Como resultado o percurso do jogo levou os participantes a refletirem a importância em conhecer as relações entre os temas como desigualdade social, ética, desperdício, meio ambiente e sustentabilidade, mantendo um comportamento positivo em relação ao uso sustentável do dinheiro. O jogo proposto apresentou-se como uma alternativa metodológica mais atraente afim de motivar as crianças no ensino de temáticas relacionadas a matemática pratica, já que por vezes a sala de aula tem se tornado lugar monótono, cansativo e desinteressante. Concluímos que  a proposta didática do jogo o dinheiro sustentável, contribuiu de forma positiva para o processo de ensino, além de transformar a sala de aula em um ambiente descontraído, levando o ensino de maneira lúdica e prazerosa, ao propor a co-responsabilização social do uso sustentável dos recursos financeiros, tornando propicia a educação para autonomia financeira das crianças participantes.

Biografia do Autor

Iran Abib Valente da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Graduado na Licenciatura em Matemática e Mestre em Educação em Ciências e Matematicas. 

Rozeli Damasceno Chaves , Universidade Estadual do Pará - UEPA

Graduada na licenciatura em matemática

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduado na Licenciatura em Pedagogia.

Renato Borges Guerra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará. 

Referências

ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Alfabetização econômica: compromisso social na educação das crianças. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009.

CHEVALLARD, Y. La notion d’ingénierie didactique um concept à refonder questionnement et élements de réponse à partir de la TAD. 2009b. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/> Acesso em 20 Jan 2017.

ELLEN Wartella, ADRIANA Olivarez & NANCY Jennigs (UNESCO, 1999, P. 61).

TRIGUEIRO, André. Mundo sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação / André Trigueiro. – São Paulo: Globo, 2005.

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Abib Valente da Silva, I., Damasceno Chaves , R. ., Cordeiro de Souza, A., & Borges Guerra, R. (2020). O USO DO DINHEIRO COMO RECURSO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 765–781. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3296

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar

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