O USO DO DINHEIRO COMO RECURSO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA DIDÁTICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Ensino, Educação básica, Educação financeira, Educação MatemáticaResumo
A educação financeira no Brasil é temática recente. Vivemos em um contexto, cuja cultura não está alicerçada nos fundamentos do consumo necessário, mas na ideologia do consumismo, que é um hábito mental forjado que se tornou uma das características culturais mais marcantes da sociedade atual, com especiais repercussões para o público infantil. Logo nosso objetivo neste artigo é relatar os passos de construção de uma técnica didática que privilegia o olhar do uso sustentável do dinheiro que consiste de um jogo com participação do professor e dos alunos que considera diálogos entre os temas a partir de práticas decisórias de uso dinheiro e bens, bem como do relato de experiência da aplicação do jogo. Como resultado o percurso do jogo levou os participantes a refletirem a importância em conhecer as relações entre os temas como desigualdade social, ética, desperdício, meio ambiente e sustentabilidade, mantendo um comportamento positivo em relação ao uso sustentável do dinheiro. O jogo proposto apresentou-se como uma alternativa metodológica mais atraente afim de motivar as crianças no ensino de temáticas relacionadas a matemática pratica, já que por vezes a sala de aula tem se tornado lugar monótono, cansativo e desinteressante. Concluímos que a proposta didática do jogo o dinheiro sustentável, contribuiu de forma positiva para o processo de ensino, além de transformar a sala de aula em um ambiente descontraído, levando o ensino de maneira lúdica e prazerosa, ao propor a co-responsabilização social do uso sustentável dos recursos financeiros, tornando propicia a educação para autonomia financeira das crianças participantes.
Referências
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