A ESCOLA KARITIANA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO MADEIRA

Autores

  • Adriana Francisca de Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Adnilson DE ALMEIDA SILVA Universidade Federal de Rondônia
  • Simone de Ferreira de Athayde Florida International University, Department of Global and Sociocultural Studies.

Palavras-chave:

Educação escolar indígena. Karitiana. Impactos.

Resumo

Este trabalho de pesquisa analisa o papel da escola indígena no contexto dos impactos socioambientais provocados pela construção de hidrelétricas na Terra Indígena Karitiana, Rondônia, Amazônia brasileira.  A pesquisa priorizou a compreensão de como a escola participou do processo de resistência e consulta e como tem contribuído para o enfretamento dos problemas decorrentes dessas mudanças.  Aborda a concepção atual de educação escolar indígena como diferenciada, especifica, intercultural e bilíngue, a partir da compreensão desse espaço como lugar de reflexão crítica, de exercício para cidadania e autonomia indígena. O estudo aponta para o fato de que, embora a educação escolar indígena tenha sido imposta como mais um demarcador territorial sobre os povos originários, através de reivindicação e lutas, ela se transformou em uma ferramenta para promover o empoderamento político e técnico dos povos indígenas. O desenho metodológico apoiou-se em estudo de caso com abordagem qualitativa, além da revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com professores indígenas e pessoas da comunidade. Quanto ao referencial teórico, optou-se pelos estudos realizados sobre a temática de impactos socioambientais e educação indígena que fundamentam as Políticas Públicas e os documentos oficiais. Os resultados da investigação apontam que a educação indígena ainda não consegue romper com a cartilha dos conteúdos pré-estabelecidos pelo sistema de ensino e ignora as questões latentes na comunidade e não consegue estruturar-se como uma escola diferenciada e específica que dialogue com a comunidade para promover a sua autonomia e identidade.

 

Biografia do Autor

Adnilson DE ALMEIDA SILVA, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1991), Mestre em Geografia - UNIR (2007). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010). Pós-Doutor em Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Atualmente é colaborador - Kanindé Assoc. Defesa EtnoAmbiental; Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia ? RIOTERRA; Professor Associado/UNIR junto ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia/UNIR. Atuou no Programa de Pós-Graduação no e Mestrado e Doutorado Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2013-2018). Classificado como semifinalista na seleção 2008 do International Fellowships Program - IFP - Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, Fundação Ford/ Fundação Carlos Chagas (Programa Bolsa). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Rondônia, Espaço e Representação, Cultura e Povos Indígenas, Populações Amazônicas, Sociedades Rurais, Diagnósticos, Educação, Meio Ambiente, Socioeconomia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia-PPGG/UNIR (2011/2013), Vice-Coordenador do PPGG (2013; Out/2015 a jul/2016); Vice-Coordenador do PPGG (Set/2016 a outubro/2018). Vice-Coordenador do PPGG (Novembro/2018....) Membro do Colegiado do PPGG/UNIR (2013; 2014...) e vice-coordenador do GEPCULTURA/UNIR (2010/2019). Líder do do Grupo de Pesquisa Geografia, Natureza e Territorialidades Humanas (GENTEH) (2019...). Membro Efetivo da Associação Brasileira de Antropologia - ABA, desde 2017. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2555-0861

Simone de Ferreira de Athayde , Florida International University, Department of Global and Sociocultural Studies.

Simone possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado em Etnobotânica pela Universidade de Kent na Inglaterra (2003) e doutorado em Ecologia Interdisciplinar com concentração em Antropologia pela Universidade da Flórida (2010). Possui especializações em Educação Ambiental, Ecologia Humana e Conservação e Desenvolvimento Tropical. Atualmente, atua como Professora Associada do Departamento de Estudos Socioculturais e Globais (GSS) e do Centro Kimberly Green de Estudos Latinoamericanos e Caribenhos (LACC) na Universidade Internacional da Flórida (FIU), sediada em Miami, FL, EUA. É uma das coordenadoras da Rede Internacional de Pesquisa em Barragens Hidrelétricas na Amazônia (ADN/RBA/RIRA). É autora líder do Science Panel for the Amazon (Painel Científico da Amazônia), e autora coordenadora líder do Relatório sobre Valores da Natureza (Values Assessment) da Plataforma Ciência-Políticas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, é professora colaboradora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pesquisadora colaboradora em diversas organizações da sociedade civil. Tem experiência e interesse acadêmico nas áreas de inter e transdisciplinaridade, governança socioambiental, conservação da sociobiodiversidade, pesquisa integrativa sobre os impactos das barragens hidrelétricas, sistemas de conhecimento indígenas e locais, gestão participativa de recursos naturais, justiça socioambiental e sustentabilidade. Nos últimos anos, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, sendo sua tese de doutorado premiada pela Universidade da Flórida. 

Referências

AGUIAR JUNIOR, Pedro Nazaré. et al. Disparities in cancer epidemiology and care delivery among Brazilian indigenous populations. Einstein (são Paulo), [s.l.], v. 14, n. 3, p.330-337, set. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082016ao3754. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eins/v14n3/pt_1679-4508-eins-14-03-0330.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017.


FONSECA, Igor.et al. Audiências públicas: fatores que influenciam seu potencial de efetividade no âmbito do Poder Executivo federal. Revista do Serviço Público: fatores que influenciam seu potencial de efetividade no âmbito do Poder Executivo federal, Brasilia, v. 64, n. 1, p.07-29, 2013. Trimestral. Disponível em: www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/participacao/artigo_rsp_2013.pdf>. Acesso em: 07 set. 2016.


LUCIANO, Gersem dos Santos O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006
.

_____________________Educação para o manejo e domesticação do mundo: entre a escola real e a escola ideal”. Tese de Doutoramento, Departamento de Antropologia, Brasília: Universidade de Brasília, 2011.


LEÃO, Auxiliadora Cruz. de Sá; AZANHA, Giberto; MARETTO, Luiz Carlos. Diagnóstico final e potenciais interferências nas terras indígenas karitiana, karipuna, lage, ribeirão e Uru-Eu-Wauwau. Brasília: Santo Antônio Energia, 2005.


LIMA, Maria Alice; KAPLAN, David.; DORIA, Carolina Rodrigues da Costa. Hydrological controls of fisheries production in a major Amazonian tributary. Ecohydrology, [s.l.], v. 10, n. 8, p.1-19, 10 out. 2017. Wiley-Blackwell. http://dx.doi.org/10.1002/eco.1899. Disponível em: <file:///C:/Users/Home/Downloads/Limaetal_2017 (2).pdf>. Acesso em: 12 jan. 2108.


MOSER, Lilian. Os Karitiana no processo de desenvolvimento de Rondônia nas décadas de 1950 a 1990. Recife: UFPE, 1997 (Dissertação de Mestrado).


OLIVEIRA, Suliane Coelho Ribeiro. A incidência de câncer na população indígena no Brasil e a subnotificação dos casos. Revista Brasileira de Oncologia Clínica, São Paulo, v. 11, n. 39, p.10-11, jan. 2015. Trimestral. Disponível em: <https://www.sboc.org.br/sboc-site/revista-sboc/pdfs/39/editorial.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017.


REPETTO, Maxim. A Formalização das Propostas Pedagógicas das Escolas Indígenas e a construção de Cidadanias Diferenciadas. Cadernos de Educação Escolar Indígena. PROESI. Organizadores Elias Januário e Fernando Selleri Silva. Barra do Bugres: UNEMAT, v. 6, n. 1, 2008.


REZENDE, Maria Aparecida. O território como um elemento indissociável da educação: um desafio para a formação de professores indígenas. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 17, n. 34, p. 75-91, jan/abr.2015


HAESBAERT, Rogerio.O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SARDE NETO, Emilio.Cosmografia karitiana: território, educação e identidade étnica em Rondônia. Dissertação. Universidade Federal de Rondônia, 2013.

VANDER VELDEN, Felipe . De volta para o passado: territorialização e ‘contraterritorialização’ na história karitiana. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 1, p.55-65, 2010. Semestral. Disponível em:Http://www.redalyc.org/pdf/703/70315011006.pdf>. Acesso em: 12 de maio. 2020.


_________________ O cheiro doentio do contato: doença, história e degradação ambiental entre os Karitiana na Amazônia ocidental. Dossiê - Amazônia: Sociedade e natureza, v. 17, p. 85–120, 201

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Medeiros, A. F. de, DE ALMEIDA SILVA, A. ., & Athayde , S. de F. de . (2021). A ESCOLA KARITIANA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO MADEIRA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 370–387. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4493

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas