O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E A MUNICIPALIZAÇÃO DO FINANCIAMENTO
Palavras-chave:
Articulated Action Plan. Municipalization. FinancingResumo
O presente artigo trata do Plano de Ações Articuladas (PAR), como a política pública do Governo Federal, implementada em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), visando contribuir com a melhoria da educação brasileira por meio de assistência técnica e financeira da União, evidenciando um avanço na municipalização do financiamento dessa área. Nesta análise, apresenta-se um breve histórico das relações federativas no Brasil do Período Imperial aos dias atuais, para a compreensão do contexto que nos encontramos e da ausência da regulamentação do regime de colaboração em matéria educacional. São apresentados os principais fundamentos do PAR, assim como a estruturação das suas dimensões e áreas; o sistema de evolução de sua sistemática para repasse de recursos e resultados que demonstram uma maior assistência financeira aos municípios. Para tanto, foram consultados os relatórios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pesquisas na legislação e em livros e artigos correlatos à temática do federalismo e das relações federativas.
Referências
[2] BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União (DOU), Seção I, p. 1, 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/DOUconstituicao88.pdf, Acesso em: 11 nov. 2020.
[3] BRASIL. Lei nº 16 de 12 de Agosto de 1834. Faz algumas alterações e adições á Constituição Política do Império, nos termos da Lei de 12 de Outubro de 1832. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim16.htm#:~:text=LIM%2016&text=LEI%20N%C2%BA%2016%20DE%2012%20DE%20AGOSTO%20DE%201834.&text=1%C2%BA%20O%20direito%20reconhecido%20e,titulo%20de%20Assembl%C3%A9as%20Legislativas%20Provinciaes. Acesso em: 11 nov. 2020.
[4]AZEVEDO, Fernando. et al. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR On-line. Campinas, n. especial, p. 188-204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/pf-histedbr/manifesto_1932.pdf. Acesso em: 30 set. 2020, p. 193.
[5] SAVIANI, Demerval. Organização da educação nacional: sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação. Educação e Sociedade, v. 31, n. 112, p. 769-787, set. 2010, p. 782.
[6] SENA, Paula. Planejamento educacional e federalismo no Brasil: negociação federativa e execução de políticas educacionais. In: FERREIRA. E. B.; FONSECA. M.(Orgs.). Política e planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Liber Livro, 2013.
[7] FURTADO, Roberval Angelo. BRITO, Renato de Oliveira. Reflexões de pensadores contemporâneos brasileiros acerca do Sistema Nacional de Educação. Pensamento Pedagógico: Textos e Contextos II. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019. p. 204-219. Disponível em: https://socialeducation.files.wordpress.com/2020/03/pensamento-pedagc3b3gico-ii_web.pdf. Acesso em: 25 set. 2020, p. 207.
[8] BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sobre o PAR. Portal FNDE, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/par/. Acesso em: 11 nov. 2020.
[9] BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE n. 29, de 20 de junho de 2007. Estabelece os critérios, parâmetros e os procedimentos para a operacionalização da assistência financeira suplementar a projetos educacionais, no âmbito do Compromisso Todos pela Educação, no exercício de 2007. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/resolucoes/2007?start=25. Acesso em: 11 nov. 2020.
[10] RIBEIRO, Andréia Couto; JESUS, Wellington Ferreira. O Plano de Ações Articuladas para a Educação Básica (PAR): elementos para a construção da assistência técnica e financeira da união aos estados e municípios brasileiros. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, p. 211-226, 2016, p. 214.
[11] PARENTE, Cláudia da Mota Daró. Assistência financeira do FNDE/MEC a programas e projetos educacionais: formato e implicações. In Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 215, p. 19-28, jan./abr. 2006, p. 21.
[12] BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 11 nov. 2020.
[13] OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; SCAFF, Elisângela Alves da Silva; SENNA, Ester. Elaboração, implementação e acompanhamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios de Mato Grosso do Sul. Série- estudos: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 34, p.133-146, 2012.
[14] BRASIL, Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sistema de Apoio a Projetos Educacionais. Brasília, DF. 2010. Disponível em : acesso: em 27 out. 2020.