PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O BIOMA PAMPA

Autores

  • Luis Roberval Bostoluzzi Castro Universidade Federal do Pampa
  • Cibele Rosa Gracioli Universidade Federal do Pampa
  • Andriélli Vilanova de Carvalho Universidade Federal do Pampa
  • Ailton Jesus Dinardi Universidade Federal do Pampa
  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Percepção Ambiental. Ecossistemas Brasileiros, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo é o resultado de uma investigação sobre as percepções de estudantes de um curso de graduação em licenciatura  em Ciências da Natureza, sobre temáticas relacionadas ao bioma Pampa, com objetivo de analisar os conceitos e compreensões, em hipótese advindas da Educação Básica. A investigação baseou-se na aplicação de um questionário para 46 discentes (pré-teste), seguido de uma intervenção (saída a campo) culminando na reaplicação de questionário. Os dados foram categorizados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram as percepções iniciais da maioria dos discentes foram inadequadas e fragmentadas, após a intervenção houve melhoria na qualidade das informações, porém, não foi possível inferir essa melhora, com a saída de campo entretanto, foi possível observar que ações diferenciadas podem contribuir na melhoria da prática docente assim com a formação do conhecimento dos jovens sobre o meio ambiente em que vivem.

Biografia do Autor

Cibele Rosa Gracioli, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) , mestrado em Engenharia Florestal pela mesma instituição (2005) na área de Manejo Florestal/ Bacias Hidrograficas e Doutorado na UFSM (2010) na área de Silvicultura e Dinamica das Florestas. Concluiu recentemente pós-doutorado na University of Greenwich, UK na área de Biodiversidade e Certificação Ambiental. Atualmente trabalha com Legislação Ambiental, projetos florestais e Licenciamentos ambientais na Universidade Federal do Pampa, Campus São Gabriel, RS.

Andriélli Vilanova de Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS) , em 2009, Licenciatura e Bacharelado. Possui Especialização em Licenciamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 2012 e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Desenvolveu trabalhos sobre a Avaliação de Qualidade da água em Arroios através dos Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores. Participou do GENSQ ( Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) 2016 a 2018 na Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA Uruguaiana. Atualmente participa do Grupo Consciência: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação Ciênciometria e Ensino de Ciências na Unipampa Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2017 - 2019). Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa. 
Atua na rede Municipal de Ensino como Professora de Ciências, Pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal da Unipampa -Campus Uruguaiana, desenvolve atividades Eco- Educacionais, Palestras, Oficinas pedagógicas, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Consultoria Ambiental.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis. 

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente estudos de educação ambiental, ensino de ciências, biologia, ecologia e de dinâmica populacional. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU), Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e no Grupo de Ação Interdisciplinar Aplicada (UNIGAIA), desenvolvendo ações relacionadas a Capacitação, Educação e Extensão para Pescadores, Alunos e Professores da Educação Básica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa

Referências

[1] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Versão Final. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2018. Disponível em <http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 03/10/2020.
[2] BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: tema transversal ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf> Acesso em 03/10/2020.
[3] SILVA, J. E., ALMEIDA, W.A., LIMA, R.A. Biomas Brasileiros: Um Jogo Educativo Para O Ensino Fundamental Em Uma Escola Pública No Alto Solimões, Amazonas. SAJEBTT, Rio Branco, UFAC v.6, n.1, p. 408-417, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2338/1578. Acesso em 03/10/2020.
[4] BELMONT, T. V.; DINARDI, A. J.; PESSANO, E. F. C. Análise do potencial da avifauna como temática para a Educação Ambiental. Revista Educação Ambiental em Ação. Número 67, Ano XVII. Março-Maio/2019. Disponível em: < http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3620>. Acesso em 03/10/2020.
[5] BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei n. 9795, 27/04/1999. Diário Oficial da União, Brasília, DF,1999. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em 03/10/2020.
[6] MAZURANA, J.; DIAS, J. E.; LAUREANO, L. C. Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa. Porto Alegre: Fundação Luterana de Diaconia, 2016. 224p. Disponível em: <https://fld.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Livro-povos-e-comunidades-tradicionais-do-pampa.pdf>. Acesso em 03/10/2020.
[7] BRASIL. Monitoramento do Desmatamento nos Biomas Brasileiros por Satélite. Ministério do Meio Ambiente. 1. ed. Brasília, 29 p. 2011.
[8] BRASIL. Vocabulário Básico de Recursos Naturais e Meio Ambiente. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAÍSTICA. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2004.
[9] CHOMENKO, L. Recursos Hídricos E Áreas Úmidas: Ambientes A Serem Preservados. In: ZAKRZEVSKI, S.B. (Org.) Conservação e uso sustentável da água: múltiplos olhares. Erechim, RS: EdiFapes, 2007. Disponível em: < http://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/764.pdf>. Acesso em 03/10/2020.
[10] BOLDRINI, I.L., FERREIRA, P.M.A., ANDRADE, B.O., SCHNEIDER, A.A., SETÚBAL, R.B., TREVISAN,R.,FREITAS, E.M. Bioma Pampa: diversidade florística e fisionômica. 1 ed. Porto Alegre. Pallotti, 2010.
[11] BENCKE, G. Pampa: uma fronteira em extinção. [Entrevista concedida a Revista do Instituto Humanistas Unisinos. IHU on-line, na Edição nº 247, intitulada: O pampa e o monocultivo do eucalipto em 10.12. 2007] Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/247>. Acesso em: 03/10/2020.
[12] CHOMENKO, L. O pampa no atual modelo de desenvolvimento econômico. [Entrevista concedida a Revista do Instituto Humanistas Unisinos. IHU on-line, na Edição nº 190, intitulada: O pampa Silencioso em 07.08. 2006] Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao190.pdf>. Acesso em: 03/10/2020.
[13] PILLAR, V. De P. Reforma agrária é compatível com conservação dos campos. [Entrevista concedida a Revista do Instituto Humanistas Unisinos. IHU on-line, na Edição nº 190, intitulada: O pampa Silencioso em 07.08. 2006] Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao190.pdf>. Acesso em: 03/10/2020.
[14] BRACK, P. O pampa gaúcho é alvo de biopirataria, denuncia ambientalista. [Entrevista concedida a Revista do Instituto Humanistas Unisinos. IHU on-line, na Edição nº 247, intitulada: O pampa e o monocultivo do eucalipto em 10.12. 2007. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/edicao/247>. Acesso em: 03/10/2020.
[15] PESSANO, E. F. C. O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental. 2012. Dissertação de Mestrado do PPG em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. UFSM, Santa Maria.
[16] ABÍLIO, F. J. P. Educação Ambiental: formação continuada de professores no Bioma Caatinga. 1ed. João Pessoa: EDUFPB, 2010.
[17] BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, 20/12/1996,. 8.ed. Brasília: Câmera dos Deputados, Edições Câmeras, 1996.
[18] CASTRO, L.R.B., CARVALHO, A.V.C, PESSANO, E.F.C. Percepções De Alunos Do Ensino Fundamental Sobre O Bioma Pampa, No Oeste Do Rio Grande Do Sul, Brasil. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 9, N° 4, p. 290 - 318, Out/Dez 2019. Disponível em: < http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1016>. Acesso em 03/10/2020.
[19] BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
[20] SCHAFFRATH, M. A. S. Profissionalização do Magistério Feminino: uma história de emancipação e preconceitos. Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu, MG, 23 a 28 de setembro de 2000.
[21] DINARDI, A.J., PINHEIRO, A.L., MARZARI, M.R.B. Reflexões Sobre a Evasão do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Unipampa/Campus Uruguaiana. Vivências. Erechim-RS, V.13, n.25, p.255-265. outubro.2017. Disponível em: < http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_025/artigos/pdf/Artigo_26.pdf>. Acesso em:03/10/2020.
[22] MANANZAL,R.F. e JIMÉNEZ,M.C. - La enseñanza de la ecología. Un objetivo de la educacion ambiental. Enseñanza de las Ciencias, V.13, n. 3 p. 259-311.1995. Disponível em: < https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21419/93380>. Acesso em: 03/10/2020.
[23] PESSANO, E.F.C. et al. B. O Rio Uruguai Como Tema Para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Contexto & Educação, Ijuí, V.30, n.96, p.29-63, 2015. Disponível em: < https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3317> . Acesso em 03/10/2020.
[24] CACHAPUZ, A., GIL-PEREZ, D., CARVALHO, A.M.P., VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005
[25] CHERRETT, J. M. Key concepts: the results of a survey of our members' opinions. In Ecological Concepts. Oxford: Blackwell. p. 1-16. 1989.
[26] PESSANO, E.F.C., DÁVILA, E.S., SILVEIRA, M.G., PESSANO,C.L., FOLMER, V., PUNTEL,R. Percepções socioambientais de estudantes concluintes do ensino fundamental sobre o rio Uruguai. Ciências & Ideais, V.4, n.2, p.1-26. 2013. Disponível em: < https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/323>. Acesso em: 03/10/2020.
[27] SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.;MOURA CARVALHO, I. C. (Orgs). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, p.17-44, 2005.
[28] CORREA, M. L. Origem do Descaso com o Bioma Pampa. Monografia. (Especialização em Educação Ambiental). Centro Universitário La Salle. Canoas/RS. 134p. 2008
[29] PINTO, L.F., BACCIN, B. A.,CASTRO, L R. B., PESSANO, E.F.C. Percepções de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o Bioma Pampa. Ensino, Saúde e Ambiente – V13 (1), pp. 31-56, Abr. 2020. Disponível em: < https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/27546>. Acesso em: 03/10/2020.
[30] ZAKRZEVSKI, S.B.B., PARIS, A.N.V., DECIAN, V.S. O olhar de jovens do Ensino Médio sobre o bioma Pampa. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 37, n. 1, p. 68-88, jan/abr. 2020. Disponível em: < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9317>. Acesso em: 03/10/2020.
[31] PARIS, A. M. V., WARNAVA, F. P., DECIAN, V. S., ZAKRZEVSKI, S.B. O que os jovens gaúchos que residem na Mata Atlântica pensam sobre o Pampa?. Perspectiva. Erechim. V. 40, n. 152, p. 111-123, 2016. Disponível em: < http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/152_599.pdf>. Acesso em: 03/10/2020.
[32] AULER, D. e DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? ENSAIO . Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 01-13, 2001. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/epec/v3n2/1983-2117-epec-3-02-00122.pdf>. Acesso em: 03/10/2020.
[33] UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 1.ed. Uruguaiana, 2013.
[34] SOUZA, L.S. e SILVA, E. Percepção ambiental do bioma caatinga no contexto escolar. Revista Iberoamericana de Educación.v. 73, n.1 p. 67-86. 2016. Disponível em: < https://rieoei.org/historico/documentos/7694.pdf>. Acesso em: 03/10/2020.
[35] REIGOTA, M. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 1998. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 41).
[36] CASTRO, L. R. B; CARVALHO, A. V; SOARES, J. R; PESSANO, E. F. C. Os Biomas Brasileiros nos livros didáticos de Ciências: Um olhar ao Pampa Gaúcho. Revista Electrónica De Investigación En Educación En Ciencias, v.14, n. 1, p.38-49, 2019. Disponível em: < http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/reiec/article/view/13942>. Acesso em: 03/10/2020.
[37] FRANZOLIN, F., GARCIA, P.S., BIZZO, N. Amazon conservation and students’ interests for biodiversity: The need to boost science education in Brazil. Science Advances. v. 6, n. 35, p. 1-10. 26 ago. 2020. Disponível em: https://advances.sciencemag.org/content/6/35/eabb0110. Acesso em: 03/10/2020.

Downloads

Publicado

2021-09-04

Como Citar

Bostoluzzi Castro, L. R., Rosa Gracioli, C. ., Vilanova de Carvalho, A., Jesus Dinardi, A. ., & Castro Pessano, E. F. . (2021). PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O BIOMA PAMPA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 731–750. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4413

Edição

Seção

Artigos Originais Tecnologias e Multidisciplinar