ENTRE ESTUDAR E TRABALHAR: A EVASÃO ESCOLAR COMO PROBLEMA COMPLEXO
Resumo
RESUMO: Com o presente trabalho almeja-se comunicar as reflexões estabelecidas no âmbito do projeto de pesquisa intitulado “Educação Profissional e Evasão: Um olhar sobre o curso Técnico de Eletrotécnica Subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia”, desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT no IFRO – Campus Porto Velho Calama. O estudo teve como foco a investigação acerca da problemática da evasão escolar no Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica do IFRO - Campus Porto Velho Calama, foi desenvolvido no recorte empírico da referida unidade educacional, considerando a delimitação temporal compreendida entre 2015 a 2018. O objetivo geral do estudo foi analisar, com base nos indicadores institucionais, os principais fatores relacionados à evasão escolar no referido curso. O estudo que subsidiou as reflexões aqui apresentadas foi desenvolvido em abordagem qualitativa, configurando-se como estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada com base em pesquisa bibliográfico-documental e empiricamente, por meio de questionário aplicado a gestores, tabulados com base em Escala de tipo Lickert. A teoria central que embasou as análises da presente pesquisa foi Teoria da Complexidade, dado seu potencial de possibilitar uma leitura crítica e abrangente do problema Os resultados indicaram que a evasão escolar é um problema inscrito sob o signo da complexidade - o que envolve fatores intraescolares e extraescolares.
Palavras-chave: Ensino; Educação Profissional; Evasão escolar.