ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E INTERCULTURALIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ÉCHO A1

an Analysis of the Écho A1 Textbook

Autores

  • Gabriela Oliveira-Codinhoto Universidade Federal do Acre http://orcid.org/0000-0003-0883-0984
  • Anyelle Samy Costa de Oliveira Universidade Federal do Acre
  • Siméia da Silva Souza Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Interculturalidade., Ensino de Língua Estrangeira., Ensino de Francês., Livro Didático.

Resumo

No âmbito das discussões sobre ensino intercultural de línguas, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta didático-metodológica e duas atividades do livro didático Écho A1, de ensino de francês língua estrangeira, com a finalidade de discutir a adequação do material aos propósitos de um ensino intercultural de línguas. Para tanto, este trabalho apresenta os postulados do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e como eles se alinham à proposta de educação intercultural, de modo a estabelecer suas principais implicações no que tange a construção de livros didáticos. Partindo de uma metodologia essencialmente qualitativa, baseada no paradigma indiciário, este trabalho mostra que, ao se alinhar à proposta acional/comunicativa do QECR, o livro didático Écho A1 traz atividades que condizem com um ensino interculturalmente construído, procurando superar o autoritarismo e a literalidade típicos desse tipo de material.

Biografia do Autor

Gabriela Oliveira-Codinhoto, Universidade Federal do Acre

Tem graduação em Letras (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, e mestrado (2011) e doutorado (2016) em Estudos Linguísticos, ambos pela mesma instituição. Atualmente é professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre - Ufac. Publicou o livro "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em parceria com Roberto Gomes Camacho, pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP em 2013. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (CNPq/UNESP), do Grupo de Estudos em Descrição e Análise Linguística (CNPq/Ufac) e do Grupo de Estudos sobre Análise do Discurso e Ensino de Línguas (CNPq/Ufac). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: Oração Relativa, Subordinação, Aquisição de Escrita, Línguas Indígenas Brasileiras e Tipologia Linguística.

Anyelle Samy Costa de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - anos 2014-2017, como Bolsista da Universidade Federal do Acre (UFAC), realizando atividades de iniciação pedagógica no ensino de língua francesa e língua materna em escola pública da cidade de Rio Branco/AC. Realizou cursos de extensão na área de língua francesa. Possui graduação em Letras - Francês pela Universidade Federal do Acre (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Francês Língua Estrangeira (FLE). Mestranda no programa de pós graduação em Letras: Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Atualmente participo do Grupo de Estudo em Análise de Discurso e Ensino de Línguas (UFAC/ CNpq)

Siméia da Silva Souza, Universidade Federal do Acre

Tem graduação em Licenciatura em Letras Português (2019) pela Universidade Federal do Acre (UFAC), câmpus de Rio Branco. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas (Ufac/CNPq).

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Oliveira-Codinhoto, G., Samy Costa de Oliveira, A., & da Silva Souza, S. (2021). ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E INTERCULTURALIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ÉCHO A1: an Analysis of the Écho A1 Textbook. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 746–770. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4261

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes