ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E INTERCULTURALIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ÉCHO A1
an Analysis of the Écho A1 Textbook
Palavras-chave:
Interculturalidade., Ensino de Língua Estrangeira., Ensino de Francês., Livro Didático.Resumo
No âmbito das discussões sobre ensino intercultural de línguas, este trabalho tem como objetivo analisar a proposta didático-metodológica e duas atividades do livro didático Écho A1, de ensino de francês língua estrangeira, com a finalidade de discutir a adequação do material aos propósitos de um ensino intercultural de línguas. Para tanto, este trabalho apresenta os postulados do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e como eles se alinham à proposta de educação intercultural, de modo a estabelecer suas principais implicações no que tange a construção de livros didáticos. Partindo de uma metodologia essencialmente qualitativa, baseada no paradigma indiciário, este trabalho mostra que, ao se alinhar à proposta acional/comunicativa do QECR, o livro didático Écho A1 traz atividades que condizem com um ensino interculturalmente construído, procurando superar o autoritarismo e a literalidade típicos desse tipo de material.
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