“EVA VIU A UVA?” PENSANDO O FRACASSO ESCOLAR E O EDUCAR PARA A LIBERDADE

Autores

  • Viviane Martins Vital Ferraz Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Monteiro Rigue Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Carneiro Sarturi Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Educação formal, Políticas públicas educacionais.

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como o educar para liberdade está entrelaçado ao direito à educação e ao enfrentamento do fracasso escolar, a partir da consolidação de uma política pública de alfabetização pautada pela educação integral. Educar para liberdade, educação integral e auto(trans)formação são pontos de destaque do estudo, os quais tensionam o tema e alargam a compreensão sobre o tema alfabetização. Para tanto, desenvolve-se uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, envolvendo os seguintes referenciais: Fernández (2001), Freire (2005), Soares (2002; 2016), Piaget (1977) e Gadotti (2006). Resulta dessa revisão a concepção de que a compreensão do fracasso escolar é derivada de noções presentes em técnicas e estratégias que fazem parte da educação escolar formal, muitas vezes desconexas das condições e das complexidades que estão no entorno do processo de desenvolvimento da criança. Ao passo que é preciso fortalecer a noção de uma educação significativa para além de uma leitura da expressão “Eva viu a Uva”. É preciso pensar educação como processo de descoberta autônoma, como leitura de mundo complexa, histórica e problematizadora, principalmente na fase da alfabetização.

Biografia do Autor

Viviane Martins Vital Ferraz, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela Universidade Castelo branco (UCB/2002); especialista em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/2007); especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São José (FSJ/RJ);  mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é doutoranda pelo (PPGE/UFSM) desde 2017. É pesquisadora associada ao grupo de pesquisa Elos (UFSM), com enfoque nas temáticas: currículo, políticas públicas, formação de professores, práticas escolares, psicogênese, violências e direitos humanos. Atuou como docente em todos níveis da Educação: da educação infantil a pós-graduação, em instituições públicas e privadas.  E-mail: vivi.mvferraz@gmail.com

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). Consultora e formadora na Empresa Aura Assessoria Educacional e Institucional e Concatto Consultoria Empresarial. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar/UFSM (Ciências Humanas e Educação), UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Lingüística, Letras e Artes; Artes) e do Grupo de Pesquisa FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação). Nos últimos 10 anos tem tido interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Química.

Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984); especialista em Currículo por Atividades (1986); especialista em  Orientação Educacional (1991); mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  no Departamento de Administração Escolar.  É professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa  Práticas Escolares e Políticas Públicas. É Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM. E-mail:rcsarturi@gmail.com

 

Referências

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Martins Vital Ferraz, V., Monteiro Rigue, F., & Carneiro Sarturi, R. (2021). “EVA VIU A UVA?” PENSANDO O FRACASSO ESCOLAR E O EDUCAR PARA A LIBERDADE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 520–544. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4211

Edição

Seção

Ciências Humanas