LICENCIANDO/AS EM QUÍMICA ENQUANTO PESQUISADORES/AS DO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PERIÓDICO

Autores

  • Adriano Lopes Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campo Mourão, Paraná, Brasil
  • Marcia Borin da Cunha Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil

Palavras-chave:

Ensino de Química. História da Química. Sistema periódico. Formação inicial de professores de Química.

Resumo

A história da Química na Educação Básica, quando utilizada, possui abordagem tradicional, baseada no encadeamento cronológico e linear do conhecimento. Tal fato chama a atenção para a forma como a história da Química é trabalhada na formação de professoras/es de Química. Levando em consideração a importância de se refletir/estudar o desenvolvimento dos conhecimentos químicos, no presente trabalho apresentamos uma proposta de atividade investigativa, na qual as/os licenciandas/os são orientados a realizar algumas etapas do trabalho do historiador da química ao estudar o desenvolvimento do sistema periódico. Para demonstrar o uso do percurso de análise proposto selecionamos a tabela periódica publicada, independentemente, em 1930 por Gardner e Mazzucchelli. Observamos que esse objeto de estudo sofreu várias transformações ao longo dos anos, corroborando com a tese de que o conhecimento científico é uma construção humana, que é reelaborado à medida que novos estudos são realizados.

Referências

COMTE, A. Curso de filosofia positiva; Discurso sobre o espírito positivo; Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BELTRAN, M. H. R. História da Química e Ensino: estabelecendo interfaces entre campos interdisciplinares. Abakós, v. 1, n. 2, p. 67-77, 2013.

CALLEGARIO, L. J.; HYGINO, C. B.; ALVES, V. L. O.; LUNA, F. J.; PAIXÃO, M. L. A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Revista Virtual de Química, v. 7, n. 3, p. 977-991, 2015.

MARQUES, D. M. Formação de professores de ciências no contexto da História da Ciência. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 11, n. 1, p. 1-17, 2015.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília: DOU, 2001.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, UNIOESTE. Projeto Pedagógico do Curso de Química, Licenciatura, do Campus de Toledo. Toledo: Unioeste, 2015.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, UTFPR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Em Química da UTFPR - Câmpus Campo Mourão. Campo Mourão: UTFPR, 2018.

ROMERO, A. L. Aspectos históricos, filosóficos e sociológicos do sistema periódico dos elementos químicos: implicações para o ensino de Química. 2021. 408 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.

ROMERO, A. L.; CUNHA, M. B. Aspectos históricos para o ensino da tabela periódica dos elementos químicos. In: ARAUJO, C. L.; MARINHO, J. C. B.; FERREIRA, W. B. Ciência se faz com pesquisa! Campina Grande: Realize Editora, 2021, p. 248-267.

SCERRI, E. The discovery of the periodic table as a case of simultaneous discovery. Philosophical Transactions of the Royal Society A, v. 373, n. 2037, p. 20140172, 2015.

MARTINS, L. A-C. P. História da Ciência: objetos, métodos e problemas. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 305-317, 2005.

LEACH, M. R. 1930 - Gardner & Mazzucchelli's periodic system elaborated as electronic configuration [acesso em 02 ago 2020]. Disponível em: https://www.meta-synthesis.com/webbook/35_pt/pt_database.php?PT_id=696

WIKIPÉDIA. Descoberta dos elementos químicos. Brasil: Wikipédia, 2019.

FOSTER, L. S. Types of graphic representation of the periodic system of chemical elements. Journal of Chemical Education, v. 35, n. 8, p. 415, 1958.

GARDNER, R. A table of electronic configuration of the elements. Nature, v. 125, p. 146, 1930.

CORBINO, O. M. Diagram of quantum states and the formation of the elements in the periodic system. Nuovo Cimento, v. 5, p. lvii-lxiv, 1928.

MAZZUCCHELLI, A. A representation of the diagram of the elements according to Corbino. Gazzetta Chimica Italiana, v, 60, p. 531-534, 1930.

SCORRANO, G. La Chimica Italiana. Padova: Società Chimica Italiana, 2008.

MCKEOWN, R. H. Roy Gardner. Chemistry in New Zeland, v. 69, n. 2, p. 7-12, 2005.

LUDER, W. F. An improved periodic table. Journal of Chemical Education, v. 16, n. 8, p. 393-395, 1939.

LUDER, W. F. Electron configuration as the basis of the periodic table. Journal of Chemical Education, v. 20, n. 1, p. 21-26, 1943.

AWRIGLEY, A. N.; MAST, W. C.; MCCUTCHEON, T. P. A laminar form of the periodic table. Part I. Journal of Chemical Education, v. 26, n. 4, p. 216-218, 1949.

EBEL, R. L. Atomic structure and the periodic table. Journal of Chemical Education, v. 5, n. 12, p. 575-577, 1938.

LUDER, W. F. The atomic-structure chart of the elements. Canadian Journal of Education, p. 13-16, 1970.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Lopes Romero, A., & Borin da Cunha, M. (2022). LICENCIANDO/AS EM QUÍMICA ENQUANTO PESQUISADORES/AS DO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA PERIÓDICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 9(1), 298–309. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4198

Edição

Seção

Relatos de Experiência