SABERES DOCENTES E “INOVAÇÕES” CURRICULARES NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CAP/UFRJ

Autores

  • Bianca Gonçalves Sousa de Moraes Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Maria Margarida Pereira de Lima Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

saberes docentes, inovações curriculares, prática de ensino em ciências biológicas, CAp/UFRJ

Resumo

O trabalho apresenta aspectos da relação entre “inovações” curriculares produzidas no ensino de Ciências no CAp/UFRJ e saberes docentes que circulam nesse processo, tendo como base a influência exercida pela Prática de Ensino (PE) em Ciências Biológicas. São analisadas entrevistas com professoras do colégio, dando destaque para a produção de materiais didáticos nos processos de formação docente. Esses materiais são elaborados pela associação professores/estagiários, envolvendo debates e materializando “inovações”. A análise considera ainda as especificidades sócio-históricas da disciplina no colégio, as dinâmicas de formação com os licenciandos e o papel dos professores da PE nessas dinâmicas. Argumenta-se que licenciandos estimulam a produção de “inovações” curriculares por trazerem propostas para um cenário de constante prática de reflexão sobre os saberes experienciais. Assim, a interferência dos professores de PE é exercida por meio dos licenciandos.

Biografia do Autor

Bianca Gonçalves Sousa de Moraes, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professora EBTT de Biologia do Instituto Federal de Santa Catarina
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/5050318224896300

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Gonçalves Sousa de Moraes, B. ., & Maria Margarida Pereira de Lima Gomes. (2021). SABERES DOCENTES E “INOVAÇÕES” CURRICULARES NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CAP/UFRJ. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 643–666. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4129

Edição

Seção

Ciências Humanas