O MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO PERÍODO DE 2006 A 2019
Palavras-chave:
Educação Matemática. Ensino de Matemática. Reflexão Epistemológica. Revisão de Literatura.Resumo
Esta investigação possui o objetivo de mapear pesquisas sobre o desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, a fim de conhecer como a mesma vem sendo trabalhada no período de 2006 a 2019. Constatou-se que o surgimento da Teoria das Situações Didáticas ocorreu por necessidades e em meio às reivindicações de um ensino diferenciado e significativo de conteúdos científicos. É uma ferramenta recente e inovadora, pois apresenta conteúdos de forma distinta das metodologias tradicionais, necessitando o encorajamento de seu uso como prática pedagógica nas instituições educacionais. Deste modo, observou-se poucas pesquisas com a Teoria das Situações Didáticas no período investigado, sendo, na maioria das vezes, trabalhada como elemento secundário ou dividindo o protagonismo com outras concepções teóricas. Todavia, constatou-se inúmeras aplicações, mostrando-se um referencial que pode ser adaptado a qualquer contexto científico, considerando a interdisciplinaridade, permeando níveis de escolaridade e propiciando uma educação qualificada.
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