WAMHÃ KÃTÔ KRI ISANÃMZE WAKÕMẼKWA WAMHÃ : PRUEBAS DE UNA PRÁCTICA INTERCULTURAL Y POSTCOLONIAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS ARTES

Autores

  • Karylleila Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Raquel Castilho Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana dos Reis Martins Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Educación intercultural. Enseñanza de las artes. Escola Estadual Indígena Wakõmẽkwa. Pueblo Xerente.

Resumo

Este estudo discute a concepção de professores indígenas sobre o significado do ensino de artes na escola Wakõmēkwa, na perspectiva da interculturalidade. A base teórica e metodológica que sustenta as reflexões inclui os estudos de Pierre Bourdieu [1], Boaventura de Sousa Santos [2,3], José Carlos Libâneo [4,5], Émile Durkheim [6,7], Catherine Walsh [8], Reinaldo Matias Fleuri [9], entre outros, com o apoio de documentos educacionais oficiais que regulam a educação escolar indígena no Brasil, como as Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena [10], a Referência Curricular Nacional para escolas indígenas [11] e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação escolar indígena [12]. As reflexões apresentadas neste artigo permitem demonstrar dados sobre políticas e normas legais que garantem a implementação e o desenvolvimento de ações educacionais para uma educação indígena intercultural, especificamente a da escola estadual indígena Wakõmẽkwa.

Biografia do Autor

Karylleila Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É professora. associada II da Universidade Federal do Tocantins e atua nos programas de pós-graduação em Letras, câmpus de Araguaína e de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudo do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: onomástica/toponímia, etnolinguistica e temáticas do léxico voltadas ao ensino. É Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.

Raquel Castilho Souza, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (2019). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Federal do Tocantins ? UFT, Palmas ? Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, interculturalidade, interdisciplinaridade, subjetividade, desenvolvimento e aprendizagem humana, didática na educação, processos artísticos, experiências educacionais, mediação cultural e trabalho de conclusão de curso.

Adriana dos Reis Martins, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Goiás (1996).É especialista em Musicoterapia na educação especial, e Mestra em Música pela Universidade Federal de Goiás. É doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de mesquita Filho. Foi professora da educação Básica por 15 anos, antes de ingressar na docência superior. Professora Adjunta do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins, atuando como professora de estágio supervisionado, tendo como pesquisa a formação de professores para educação básica. É pesquisadora da área de Currículo e Política para o ensino da Arte, tendo uma das linhas de pesquisa o ensino da Arte na Educação Básica da Escola de Tempo Integral. Participa do grupo de pesquisa Observatório do Ensino das Artes, Grupo de Pesquisa Práxis estudo das licenciaturas. e Conac

Referências

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Andrade, K., Castilho Souza, R. ., & dos Reis Martins, A. (2021). WAMHÃ KÃTÔ KRI ISANÃMZE WAKÕMẼKWA WAMHÃ : PRUEBAS DE UNA PRÁCTICA INTERCULTURAL Y POSTCOLONIAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS ARTES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 613–627. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4102

Edição

Seção

Ciências Humanas