WAMHÃ KÃTÔ KRI ISANÃMZE WAKÕMẼKWA WAMHÃ : PRUEBAS DE UNA PRÁCTICA INTERCULTURAL Y POSTCOLONIAL EN LA ENSEÑANZA DE LAS ARTES
Palavras-chave:
Educación intercultural. Enseñanza de las artes. Escola Estadual Indígena Wakõmẽkwa. Pueblo Xerente.Resumo
Este estudo discute a concepção de professores indígenas sobre o significado do ensino de artes na escola Wakõmēkwa, na perspectiva da interculturalidade. A base teórica e metodológica que sustenta as reflexões inclui os estudos de Pierre Bourdieu [1], Boaventura de Sousa Santos [2,3], José Carlos Libâneo [4,5], Émile Durkheim [6,7], Catherine Walsh [8], Reinaldo Matias Fleuri [9], entre outros, com o apoio de documentos educacionais oficiais que regulam a educação escolar indígena no Brasil, como as Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena [10], a Referência Curricular Nacional para escolas indígenas [11] e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação escolar indígena [12]. As reflexões apresentadas neste artigo permitem demonstrar dados sobre políticas e normas legais que garantem a implementação e o desenvolvimento de ações educacionais para uma educação indígena intercultural, especificamente a da escola estadual indígena Wakõmẽkwa.
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