ENSINO E AVALIAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PROTAGONISMO E AUTOGESTÃO NO ENSINO TÉCNICO

Autores

  • Antônia Lília Soares Pereira Instituto Federal do Tocantins (Campus Palmas)
  • Walena de Almeida Marçal Magalhães Instituto Federal do Tocantins, IFTO/ Campus Palmas
  • Matheus Barbosa Dutra Instituto Federal do Tocantins, IFTO/ Campus Palmas

Resumo

Sem que ninguém planejasse, o panorama educacional brasileiro no ano de 2020 teve que sofrer bruscas alterações por causa de uma situação emergencial de pandemia. Considerando tal realidade, o objetivo deste estudo consiste em verificar como uma professora usou ferramentas para obter maior participação dos estudantes no processo de ensino e avaliação em Estatística, no período da pandemia de Covid-19, buscando assim efetividade no ensino-aprendizagem. O trabalho apresenta como as práticas docentes podem trazer o estudante para o centro do processo formativo, dando a ele ferramentas que promovam autogestão e autoplanejamento, características que podem auxiliar grandemente na educação à distância, levando-o a um aprendizado com maior interesse e eficácia. 

Palavras-chave: Educação. Ensino Técnico. Ensino de Matemática. Pandemia. Telemática. 

Biografia do Autor

Antônia Lília Soares Pereira, Instituto Federal do Tocantins (Campus Palmas)

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2008). Possuo Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016). Trabalho como professora de Matemática e Física em escolas da rede pública e particular de Rio Branco -Acre (2008 - 2017). Tenho experiência com diferentes sistemas de ensino: Tradicional, Poliedro, Ari de Sá, Objetivo, Anglo, Pitágoras e Positivo. Tem experiência docente com Educação de Jovens e Adultos - EJA e experiência como professora de Matemática e Raciocínio Lógico nos cursos: Pré-Enem, Pré-Vestibulares e Pré-Concursos. Trabalho como (PEBTT) professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins(40H/DE)/ Campus Dianópolis nos cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática integrados ao Ensino Médio (2017/2018). Atualmente trabalho como docente no IFTO, sob regime de dedicação exclusiva (40H/DE)/ Campus Palmas nos cursos: Técnicos em Administração, Controle Ambiental e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio (2018/2019). No presente momento sou professora-pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019, bem como também sou membro-efetivo do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019.

Referências

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Pereira, A. L. S., de Almeida Marçal Magalhães, W., & Barbosa Dutra, M. (2021). ENSINO E AVALIAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: PROTAGONISMO E AUTOGESTÃO NO ENSINO TÉCNICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 93–106. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4052

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra