LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TRABALHOS SOBRE A APLICAÇÃO DA ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
ENSINO. EDUCAÇÃO BÁSICA. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMASResumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) chega como um método ativo de ensino e aprendizagem, onde os alunos utilizam acontecimentos da vida real para desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas, e, assim, adquirir conhecimento baseado em conceitos fundamentais. O presente trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Básica através de uma aprendizagem significativa nos diversos níveis de ensino e em diferentes disciplinas. A pesquisa, de caráter qualitativa, será feita através de uma revisão bibliográfica de dissertações e teses, a partir da base de dados do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, além de artigos de revistas e periódicos científicos. Inicialmente, será feita uma abordagem teórica sobre David Ausubel e sua Teoria da Aprendizagem Significativa e a da metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Por fim, será feita uma explanação sobre alguns trabalhos que utilizaram a Aprendizagem Baseada em Problemas como forma de melhorar a prática docente na Educação Básica.
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