APRENDA MAIS: ESTUDO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Tiago Rodrigues Benedetti Sigma
  • Antônio Igo Barreto Pereira UFAC

Palavras-chave:

rotina de estudo, neurociência, escolarização da aprendizagem

Resumo

Partindo da premissa de que um estudante pode melhorar sua rotina de estudo e favorecer a sua aprendizagem se for orientado sobre como estudar, este artigo apresenta o APRENDA MAIS, um produto educacional que propõe abordagens metodológica e práticas sobre rotina de estudo para estudantes do ensino médio. O produto foi concebido como parte da estrutura de uma pesquisa de mestrado na UFAC e foi testado de forma presencial, em uma série de oficinas de estudo em uma escola pública do município de Rio Branco (AC). Amparado em autores como Piaget e Ausubel, o APRENDA MAIS se apresenta como um produto educacional que se fundamenta também em neurociência para, a partir daí, propor uma série de considerações e abordagens para que estudantes de ensino médio possam ‘aprender a estudar’ de forma consciente e eficiente.

Referências

[1] PIAZZI, Pierluigi. Aprendendo Inteligência – Manual de instruções do seu cérebro para estudantes em geral. Coleção Neuroaprendizagem. Vol.1. São Paulo: Aleph, 2014.
[2] MARIOTTO, Gladys. Já Entendi: A história da metodologia premiada: Como aprender mais e melhor estudando sozinho. São Paulo: Planeta do Brasil, 2015.
[3] CASTRO, Claudio de Moura. Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso, 2015.
[4] ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In. COSCARELLI, Carla Viana (Org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
[5] COSCARELI, Carla Viana. Navegar e ler na rota do aprender. In. COSCARELLI, Carla Viana (Org.) Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
[6] PIAGET, Jean. A formação dos conhecimentos. In: A epistemologia genética. Tradução Nathanael C. Caixeiro. 2. ed. São Paulo: Abril, 1983. p. 6-30.
[7] MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2017
[8] COLL, César. Aprendizagem escolar e construção de conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.
[9] AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Editora, 2003.
[10] MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
[11] LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
[12] SANTROCK, John W. Psicologia Educacional. 3. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
[13] RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Editora Atlas, 2013.
[14] DOTTA, Silvia. JORGE, Erica. PIMENTAL, Edson. BRAGA, Juliana. Análise das preferências dos estudantes no uso de videoaulas: uma experiência na educação à distância. Universidade Federal do ABC. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. XIX Workshop de Informática na Escola, 2013.
[15] WILLINGHAM, Daniel. Por que os alunos não gostam da escola? Respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.
[16] COSENZA, Ramon. GUERRA, Leonor. Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. São Paulo: Artmed, 2011.

Downloads

Publicado

2020-09-22

Como Citar

Rodrigues Benedetti, T., & Barreto Pereira, A. I. (2020). APRENDA MAIS: ESTUDO E APRENDIZAGEM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 959–972. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3831

Edição

Seção

Relatos de Experiência