TRAJETÓRIA E TEMÁTICAS: PRODUÇÃO DO PET-SAÚDE A CAMINHO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
Palavras-chave:
Programa de Educação pelo Trabalho; Relações Interprofissionais; Serviços de integração docente-assistencial.Resumo
O contexto social brasileiro proporcionou a criação do Sistema Único de Saúde e, com o passar dos tempos, a sua modificação. O Ministério da Saúde passou a apoiar diversos projetos que tivessem o propósito de formar profissionais e qualificar servidores, a fim de prepará-los para responder às demandas em saúde da população. A integração ensino-serviço foi eixo de diversos programas, inclusive o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, que é a temática deste estudo. O objetivo do trabalho é conhecê-lo em seus diversos editais, bem como analisar trabalhos dos últimos 10 anos que tratem dos temas Integração ensino-serviço-comunidade e Educação Interprofissional. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura que resultou um total de 14 artigos para a pesquisa, a leitura destes proporcionou o conhecimento de potencialidades e limitações relacionadas ao programa. Assim, pode-se perceber a importância da atual edição do Programa de Educação pelo Trabalho, que tem como eixo a Educação Interprofissional, bem como a relevância de fomentar a escrita das vivências e experiências que se referem a esse programa que intenta melhorar a qualidade de cuidado do SUS.
Referências
[2] PASSARELLA, T.M. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/Saúde da Família: um estudo sobre a percepção dos participantes acerca da integração ensino- serviço-comunidade. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013.
[3] BRASIL. Portaria Interministerial nº 610, de 26 de março de 2002. Institui o Programa Nacional de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas (PROMED). Diário Oficial da União. Brasília, DF, abr, 2002.
[4] FREITAS, P. H; COLOMÉ, J.S. CARPES, A.D; BACKES, D.S; BECK, C.L.C. Repercussões do pet-saúde na formação de estudantes da área da saúde. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 496-504, ago, 2013.
[5] ALMEIDA, R. G. S.; TESTON, E. F.; MEDEIROS, A. A. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. spe1, p. 97-105, ago, 2019.
[6] COSTA, D. A. S; SILVA, R.F; LIMA, V.V; RIBEIRO, E.C.O. Diretrizes curriculares nacionais das profissões da Saúde 2001-2004: análise à luz das teorias de desenvolvimento curricular. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 22, n. 67, p. 1183-1195, dez, 2018.
[7] BRASIL. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: um panorama da edição PET-Saúde/GraduaSUS. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Brasília, DF, 2018b.
[8] BRASIL. Portaria Interministerial nº 2.102, de 03 de novembro de 2005. Institui o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde – para os cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Odontologia. Diário Oficial da União. Brasília, DF, nov, 2005.
[9] BRASIL. Portaria Interministerial nº 3.019, de 27 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde – para os cursos de graduação da área da saúde. Diário Oficial da União. Brasília, DF, nov 2007.
[10] BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ago, 2008.
[11] BRASIL. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010.Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, mar, 2010e.
[12] BRASIL. Portaria Conjunta nº 2, de 3 de março de 2010. Institui no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), o PET Saúde/Saúde da Família. Diário Oficial da União. Brasília, DF, mar, 2010b.
[13] BRASIL. Edital nº 07, de 03 de março de 2010. Seleção para o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde/Vigilância em Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, DF, mar, 2010a.
[14] BRASIL. Portaria Conjunta nº 3, de 3 de março de 2010.Institui no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), o PET Saúde/Vigilância em Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, DF, mar, 2010c.
[15] BRASIL. Portaria Conjunta nº 6, de 17 de setembro de 2010. Institui no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o PET-Saúde/Saúde Mental. Diário Oficial da União. Brasília, DF, set, 2010d.
[16] BRASIL. Edital nº 24, de 15 dezembro de 2011. Seleção de projetos de instituições de ensino superior no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, DF, dez, 2011.
[17] BRASIL. Edital nº 14, de 08 de março de 2013. Seleção para o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde/Rede de Atenção à Saúde 2013/2015. Diário Oficial da União. Brasília, DF, mar, 2013.
[18] BRASIL. Edital nº 13, de 28 de setembro de 2015. Seleção para o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde: PET-Saúde/GraduaSUS - 2016/2017. Diário Oficial da União. Brasília, DF, set, 2015.
[19] BRASIL. Edital nº 10, 23 de julho 2018. Seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-Saúde/Interprofissionalidade - 2018/2019. Diário Oficial União. Brasília, DF, jul 2018a.
[20] Grupo Ânima Educação. Manual Revisão Bibliográfica Sistemática Integrativa: a pesquisa baseada em evidências. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wpcontent/uploads/2019/06/manual_revisao_bibliografica-sistematica-integrativa.pdf . Acesso em: 23 de janeiro de 2020.
[21] MAGNAGO, C; FRANÇA, T. BELISÁRIO, S.A; SANTOS, M.R. PET-Saúde/GraduaSUS na visão de atores do serviço e do ensino: contribuições, limites e sugestões. Saúde debate, Rio de Janeiro, vol.43, ago 2019.
[22] SANTOS, R.G.A; BERNARDES, J.S. Seis propostas para a formação em Psicologia: um diálogo entre PET-Saúde e Ítalo Calvino. Interface (Botucatu), vol. 23, jun 2019.
[23] MIRA, Q.L.M; BARRETO, R.M.A; VASCONCELOS, M.I.O. Impacto do PET-Saúde na formação profissional: uma revisão integrativa. Rev. baiana saúde pública, v. 40, n.2, set 2017.
[24] COSTA, M.V; BORGES, F.A. O Pró-PET-Saúde frente aos desafios do processo de formação profissional em saúde. Interface (Botucatu), vol.19, p.753-763. Botucatu: 2015.
[25] CAMARA, A.C.S; GROSSEMAN, S. PINHO, D.L.M. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface (Botucatu), vol.19, p.817-829, Botucatu: 2015.
[26] MADRUGA, L.M.S; RIBEIRO, K.S.Q.S. FREITAS, C.H.S.M; PÉREZ, I.A.B; PESSOA, T.R.R.F; BRITO, G.E.G. O PET-Saúde da Família e a formação de profissionais da saúde: a percepção de estudantes.Interface (Botucatu), vol.19, p.805-816, Botucatu: 2015.
[27] BATISTA, S.H.S.S; JANSEN, B. ASSIS, E.Q; SENNA, M.I.B; CURY, G.C. Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde. Interface (Botucatu), vol.19, p.743-752, Botucatu: 2015.
[28] COSTA, M.V. PATRÍCIO, K.P. CÂMARA, A.C.S. AZEVEDO, G.D. BATISTA, S.H.S. Pró-Saúde e PET-Saúde como espaços de educação interprofissional. Interface (Botucatu), vol.19, Botucatu: 2015.
[29] GUSMAO, R. C; CECCIM, R.B; DRACHLER, M. Tematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde: abrir gavetas, enunciar perguntas, escrever. Interface (Botucatu) vol.19, p.695-707, Botucatu: 2015.
[30] CRUZ, K. T. MERHY, E.E. SANTOS, M.F.L; GOMES, M.P.C. PET-Saúde: micropolítica, formação e o trabalho em saúde. Interface (Botucatu), vol.19, p.721-730, 2015.
[31] LIMA, P.A.B; ROZENDO, C.A. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-PET-Saúde. Interface (Botucatu), vol.19, p.779-791, 2015.
[32] SILVA, A.L.F. RIBEIRO, M.A. PAIVA, G.M. FREITAS, C.A.S.L. ALBUQUERQUE, I.M.N. Saúde e educação pelo trabalho: reflexões acerca do PET-Saúde como proposta de formação para o sistema único de saúde. Interface (Botucatu), vol.19, p.975-984, 2015.
[33] PINTO, A.C.M. et al. Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Ciênc. saúde coletiva, vol.18, n.8, p.2201-2210, Rio de Janeiro, ago 2013.