PROJETO CULTURAL DE TEMÁTICA RACIAL: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL GOIÁS EM MACAPÁ-AP
Palavras-chave:
Projeto Cultural. Identidade Negra. Lei 10.639/2003. Espaço escolar.Resumo
O presente artigo buscar analisar o projeto “Minha Identidade na Diversidade” da Escola Municipal Goiás localizada no Distrito de Coração, Macapá-AP, buscando entender de que maneira este projeto tem incidido no aprendizado dos estudantes acerca da história e expressões culturais/religiosidades locais com reflexos positivos na significação da autoestima positiva dos/as estudantes negros/as. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como colabores: uma turma do 5º ano do ensino fundamental e outra da 3ª etapa da EJA, coordenadores do projeto, gestor da escola, dois professores das respectivas turmas e alguns moradores da comunidade local. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Como resultado, verificou-se que há um desconhecimento por parte de muitos estudantes acerca do projeto, sobre a cultura local, bem como os mesmos não se reconhecem como negros e/ou protagonistas de sua própria história.
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