PROJETO CULTURAL DE TEMÁTICA RACIAL: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL GOIÁS EM MACAPÁ-AP

Autores

  • Piedade Lino Videira Universidade Federal do Amapá
  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade Federal do Amapá
  • Edilene Barreto Brandão Universidade Federal do Amapá
  • Ednilza dos Santos Aragão Universidade Federal do Amapá
  • Jaqueline Vila Costa Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Projeto Cultural. Identidade Negra. Lei 10.639/2003. Espaço escolar.

Resumo

O presente artigo buscar analisar o projeto “Minha Identidade na Diversidade” da Escola Municipal Goiás localizada no Distrito de Coração, Macapá-AP,  buscando entender de que maneira este projeto tem incidido no aprendizado dos estudantes acerca da história e expressões culturais/religiosidades locais com reflexos positivos na significação da autoestima positiva dos/as estudantes negros/as. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como colabores: uma turma do 5º ano do ensino fundamental e outra da 3ª etapa da EJA, coordenadores do projeto, gestor da escola, dois professores das respectivas turmas e alguns moradores da comunidade local. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a análise documental, questionário e entrevista semiestruturada. Como resultado, verificou-se que há um desconhecimento por parte de muitos estudantes acerca do projeto, sobre a cultura local, bem como os mesmos não se reconhecem como negros e/ou protagonistas de sua própria história.

Biografia do Autor

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Doutora e Mestre em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no Mestrado em Educação. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-raciais com ênfase em Educação Quilombola certificado pelo CNPq. Coordenadora–Geral do Núcleo de Estudos Afro – brasileiros – NEAB/UNIFAP e Membro Fundadora da Cia. de Dança Afro Baraka. E-mail: piedadevideira@bol.com.br ORCID <http://orcid.org/0000-0001-5325-9073.

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pelas Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Professor permanente no Mestrado em Educação da UNIFAP. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com. ORCID http://orcid.org/0000-0002-2947-5347.

Edilene Barreto Brandão, Universidade Federal do Amapá

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). E-mail. edilenebrandao29@gmail.com ORCID http://orcid.org/0000-0001-9849-3461

Ednilza dos Santos Aragão, Universidade Federal do Amapá

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). E-mail. edilenebrandao29@gmail.com ORCID http://orcid.org/0000-0002-4544-4030

Jaqueline Vila Costa, Universidade Federal do Amapá

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). E-mail. Jaquelin.vila@gmail.com ORCID http://orcid.org/0000-0002-9883-7532

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Lino Videira, P., Serrão Custódio, E. ., Barreto Brandão, E. ., dos Santos Aragão, E., & Vila Costa, J. (2021). PROJETO CULTURAL DE TEMÁTICA RACIAL: UMA ANÁLISE NA ESCOLA MUNICIPAL GOIÁS EM MACAPÁ-AP. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 602–623. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3616

Edição

Seção

Ciências Humanas